ADAB treina agentes para evitar entrada na Bahia da Monilíase do Cacaueiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dando continuidade às ações do Plano de Contingência para a Monilíase, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza entre os dias 24 e 25, em Valença, um treinamento para detecção e prospecção da doença. O objetivo é capacitar cerca de 30 pessoas entre técnicos, agentes e agrônomos como multiplicadores de informação para evitar que a praga, ainda inexistente no Estado, seja introduzida na cacauicultura baiana.

“O risco da introdução da Monilíase requer medidas efetivas para a implementação de instrumentos que fortaleçam o agronegócio cacau”, enfatiza a Coordenadora Regional da Adab em Itabuna, Catarina Cotrim. “E esse treinamento integra o conjunto de ações preventivas para a proteção dos cacaueiros e cupuaçuzeiro”, esclarece ela, lembrando que a presença da praga em países como Colômbia, Peru e Venezuela trouxe reflexos negativos nos aspectos social, econômico e ambiental.

Dentro da programação do treinamento estão previstas palestras sobre a Monilíase, o Plano de Contingência, Monitoramento em áreas consideradas de baixo risco para a praga e Educação Sanitária. O curso terá ainda uma parte prática de campo que vai abordar a metodologia de detecção da Monilíase e oficina de planejamento com apresentação de trabalhos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]