19ª Caminhada pela Paz acontece neste domingo em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Pelo 19º ano consecutivo, o Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz) promove neste domingo, 29 de maio, a Caminhada pela Paz 2011, com concentração na Avenida Getúlio Vargas, na proximidade do viaduto da Avenida João Durval Carneiro, às 16 horas. O evento integra uma série de 21 ações promovidas pela MovPaz. Integrante da Rede Desarma Brasil, o Movimento está envolvido na CEVAM – Campanha de Entrega Voluntária de Armas e Munições, vinculada ao Ministério da Justiça e à organização não-governamental Viva Rio – Viva Comunidade. Com o objetivo de contribuir para a intensificação da Campanha, o tema da Caminhada este ano será o Desarmamento.

Para marcar a abertura da 19ª Caminhada Pela Paz, atores do teatro de Feira de Santana participarão, na comissão de frente, personalizada com a caracterização de 10 pacifistas importantes do mundo: Gandhi, Einstein, Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama, Chico Mendes, entre outros.

A população participará da caminhada conduzida por um trio elétrico e um carro de apoio personalizado, sob o comando da cantora Márcia Porto e artistas convidados, num percurso de 2,5 quilômetros, em direção ao palco armado próximo à estação de transbordo, ao lado do centro de abastecimento. Neste local será realizado o Show pela Paz, com a apresentação da Banda 80 na Pista, Geraldo Azevedo, Marlon Rossi, Carlos Pitta e outros artistas.

Ainda no palco da Paz será apresentado o Comitê Feirense pelo Desarmamento, formado por autoridades e personalidades da sociedade feirense. O coordenador nacional da Campanha e integrante da ONG Viva Rio, sociólogo Antonio Rangel Bandeira, dará posse ao Comitê e fará pronunciamento.

Diversas personalidades confirmaram presença, dentre elas o prefeito Tarcízio Pimenta e diversos secretários do governo, deputados estaduais e federais, vereadores, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos Barreto, lideranças religiosas como o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, além de caravanas de outras cidades que visitam o evento anualmente.

Breve Histórico – O MOVPAZ é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, sem vínculos e tendências religiosas ou partidárias de qualquer natureza. Constitui-se num movimento amplo, irrestrito e includente em favor da paz. Sua proposta é a implantação de ações concretas e efetivas que possibilitem a organização e construção da paz, alcançando os três segmentos de sua estruturação: paz ambiental, paz social e paz interior, visando promover na sociedade o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Além da Caminhada pela Paz, que é uma das 21 ações da ONG, o MovPaz vem trabalhando desde 1996 pelo desarmamento, outra ação relevante pela paz social, o que permitiu ao Movimento integrar-se à Rede Desarma Brasil, que sob a coordenação do Ministério da Justiça e com a Viva Comunidade realiza a Campanha de Desarmamento em todo o território brasileiro.

Há também o Projeto Paz nas Escolas, que consiste em formar professores capacitados para a implantação da cultura de paz em toda a rede de ensino, em todas as séries. Clovis Nunes, coordenador nacional do MovPaz, afirma que o coração da ONG está neste projeto, porque, segundo ele, existem diferentes caminhos para a construção da paz, e o mais eficaz, de maior alcance e de mais rápido resultado, é a educação.

A ONG é formada por um grupo de amigos de vários credos, profissões, instituições de classes e comunitárias, entre empresários, servidores públicos, médicos, assistentes sociais, advogados, jornalistas, psicólogos, antropólogos, sindicalistas, engenheiros, educadores, atletas, dentistas, religiosos de várias crenças e artistas, constituindo um movimento da sociedade civil organizada. O MovPaz, atua nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e no Ceará.

Dentre os artistas que aderiram à causa, encontram-se: Nando Cordel, Márcia Porto Belchior, Gilberto Gil, Dominguinhos, Santana “O Cantador”, Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Wanderléia, Joanna, Geraldo Azevedo, Marines, Edson Cordeiro, Carlos Pitta, Flávio José, Eliane Chagas, Robson Miguel, Waldonys, Dorival Dantas, Marlon Rossi, Tunai dentre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]