União Brasileira de Escritores discute o fortalecimento da literatura baiana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois do sucesso da primeira reunião que aconteceu em fevereiro, a União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia, volta a realizar mais uma assembléia aberta ao público, voltada principalmente para escritores, poetas, jornalistas, articulista, professores e leitores em geral que tenham interesse no fortalecimento da literatura baiana. O evento será realizado no próximo sábado, dia 16 de abril, às 9h30, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo – no Costa Azul, em Salvador. Na ocasião, serão apresentados projetos para da maior visibilidade aos escritores, além de fornecer informações para os autores que tenham interesse em ser membro da UBE – núcleo Bahia.

A União Brasileira de Escritores, núcleo Bahia, conta com o apoio das mais significativas instituições representativas da literatura baiana, como a Fundação Pedro Calmon, através do diretor Ubiratan Castro de Araújo; a Academia de Letras da Bahia, através do seu presidente Aramis Ribeiro Costa e o Fórum Permanente de Academias de Letras da Bahia, na pessoa do presidente Araken Vaz Galvão. Ambos estiveram presentes na primeira reunião oficial da UBE – Bahia e colocaram as instituições que dirigem a disposição para ajudar no desenvolvimento das ações da UBE em prol dos escritores locais.

Novos associados – Para ser sócio da União Brasileira de Escritores, é necessário ser autor ou co-autor de livro publicado, no gênero romance, conto, poesia, crônica, crítica, ensaio, teatro, ou trabalho considerado literário; quem escreve e publica, regularmente, em jornais ou revistas, de circulação ao público em geral, artigos ou qualquer outra peça de natureza literária e, tradutor de obras literárias. Os novos sócios recebem uma carteira do escritor; tem sua biografia incluída no sítio da UBE – www.ube.org.br, onde também poderão publicar artigos, contos, crônicas e poemas, além de receber o jornal O Escritor.

A UBE da Bahia nasceu em parceria com a União Brasileira de Escritores de São Paulo, a mais antiga associação de escritores do Brasil. Criada em 17 de janeiro de 1958, resultado da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores. A organização tem como objetivo discutir políticas culturais que atendam aos interesses dos associados e defender seus interesses em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111141 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]