UNESCO lança edição em português da coleção História Geral do África no Brasil

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A edição em português da coleção História Geral da África no Brasil, da Unesco, foi lançada nesta segunda-feira (4/04/2011), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, dos secretários estaduais da Cultura e Educação (Albino Rubim e Osvaldo Barreto), além de representantes do MEC e da Unesco no Brasil.

Segundo o governador, o lançamento na Bahia é apropriado, “na medida que somos a terra-mãe no Brasil, local mais negro fora da África, pela cultura, pela nossa gente, pela religiosidade”.

O lançamento da coleção integra a programação de um seminário que debate questões relacionadas à interculturalidade e à diversidade religiosa até esta quarta. Outros encontros com especialistas africanos e brasileiros marcarão o lançamento da obra em São Paulo (6) e Belo Horizonte (13). No último sábado, a cidade de Cachoeira sediou o lançamento.

A programação está disponível no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Coleção

Publicada pela Unesco a partir dos anos 1980, é ainda hoje a principal obra de referência sobre o assunto. Foi produzida ao longo de 30 anos, por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. Com versão completa editada em inglês, francês e árabe, a Coleção agora é disponibilizada em português com os oito volumes que a compõem. A obra em português foi editada pela Unesco em parceria com o Ministério da Educação, sob coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos.

Conteúdo

A obra é considerada um divisor de águas na historiografia da região porque explica o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outros povos a partir de uma visão obtida de dentro do continente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]