Último dia para pagar IPTU com 20% de desconto em cota única. Leia esta e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Contribuintes têm até às 18h desta quinta-feira

Os contribuintes que desejam quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 20% de desconto em cota única devem efetuar o pagamento até às 18h desta quinta-feira. Os carnês que não chegaram através dos Correios podem ser emitidos no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, 764, Centro, ou imprimir pelo sites da Prefeitura ou da Secretaria Municipal da Fazenda (www.feiradesantana.ba.gov.br ou www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br).

Para solicitar a segunda via é necessário que o contribuinte apresente o carnê do ano passado ou o número do cadastro do imóvel para facilitar a emissão do boleto bancário. Feira de Santana possui 72 mil contribuintes cadastrados para pagamento do IPTU. Para atender à demanda, o pagamento poderá ser feito nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC e também na Caixa Econômica Federal. Já nas agências lotéricas, o pagamento é limitado a até R$ 1.000,00.

Conforme o secretário da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves, o não recebimento do carnê do IPTU não desobriga o proprietário ou responsável do seu pagamento até o vencimento. Além disso, o valor do IPTU não pago é inscrito em Dívida Ativa e ficará sujeito aos seguintes acréscimos: atualização monetária e multa de infração.

Procon atento à paralisação

Usuários de planos de saúde podem recorrer à Justiça

Usuários dos planos de saúde que forem lesados com a paralisação dos médicos marcada para esta quinta-feira (07/04/2011) podem recorrer à Justiça. A informação é da diretora do Departamento Jurídico da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em Feira de Santana, Marcelle Esteves.

A diretora assegura que os consumidores que se sentirem prejudicados com a suspensão dos atendimentos ambulatoriais podem procurar o Procon ou até mesmo o Juizado de Defesa do Consumidor. “Caso denunciem no Procon, o órgão irá instaurar um processo administrativo e se o consumidor for diretamente ao Fórum, ele terá que requerer uma liminar judicial”, explica.

De acordo com a Associação Baiana de Medicina (ABM) e o Sindicato dos Médicos (Sindimédicos) somente as unidades de urgência e emergência vão manter o funcionamento normal. O protesto da categoria por melhorias dos honorários está previsto para durar 24 horas.

A diretora do Departamento Jurídico do Procon observa que os consumidores dos planos de saúde não podem ser prejudicados. “O serviço é pago mensalmente para ser usufruído no momento de necessidade. O consumidor não tem nenhuma relação com o desentendimento entre os planos de saúde, médicos e hospitais”, destaca.

O Procon mantém na cidade dois postos de atendimento ao consumidor. Estão localizados na avenida Maria Quitéria, 2.441, e no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, Centro.

Peça teatral é exibida para estudantes

Apresentação de “Parangolé” está em cartaz nesta quinta-feira, 7

O espetáculo infantil “Parangolé” está sendo exibido gratuitamente para alunos da rede municipal de ensino. A apresentação está em cartaz nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no Centro de Cultura Maestro Miro, localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila. São duas sessões por dia: às 10h e 15h. Na manhã de quarta-feira (06) mais de 200 alunos assistiram o espetáculo.

A peça retrata a história de duas palhaças, que viajam pelo mundo, montadas em uma bicicleta. Segundo a produtora da peça teatral, Simone Rosa, o espetáculo é uma forma de despertar a atenção dos estudantes para a preservação do meio ambiente.

“As palhaças circulam o mundo tentando vender um produto que promete soluções eficazes para não destruir o meio ambiente. Elas vão tratar de maneira educativa e humorística as maneiras adequadas para consumir a água e energia elétrica”, explica.

No sábado (9), o espetáculo é aberto ao público e será realizado em dois turnos: às 10h e 17h. O evento é promovido pela Belgo Bekaert Nordeste em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mais 15 ônibus novos no SIT

Total de 71 veículos para atender a população local

Os 15 novos ônibus que vão compor o Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana devem chegar ao Município no próximo mês. Em fevereiro, o SIT recebeu cinco veículos novos e, ao todo, serão 71 ônibus zero quilômetro para atender a população local.

Desde o início do governo, foram entregues 56 veículos novos aos usuários do serviço. A iniciativa é resultado das exigências feitas pela Prefeitura de Feira de Santana, em aperfeiçoar o serviço a cada dia.

“Temos acompanhado a fabricação dos ônibus novos e já contamos com 80 ônibus equipados com GPS, câmeras de segurança, elevadores para portadores de necessidades especiais, iluminação tipo LED, sistema de bilhetagem eletrônica, motor MWM e chassi Volkswagen, além de assentos confortáveis”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

No mês de maio, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai divulgar um novo calendário para informar a chegada de quatro a seis ônibus articulados e com capacidade 170 passageiros (90 sentados e 80 em pé). Os novos carros vão circular pelos principais corredores de tráfego.

“No que se refere a investimentos no transporte público, também construímos e reformamos 81 abrigos na sede e em todos os distritos de Feira de Santana. Além disso, vamos oferecer abrigos de acrílico nos principais pontos da cidade”, declara o secretário. Segundo ele, estes equipamentos serão mais leves, arejados e com bancos mais confortáveis.

Além dessas melhorias, a Prefeitura de Feira de Santana asfaltou diversas vias para facilitar o acesso dos ônibus, a exemplo dos bairros George Américo, Sim, Conceição e Mangabeira.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]