Tribunal multa prefeito de Nova Viçosa por irregularidades na contratação de serviços advocatícios

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (20/04/2011), julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito do município de Nova Viçosa, Carlos Robson Rodrigues da Silva, em função de irregularidades na contratação de serviços advocatícios, sem a realização de procedimento licitatório, no exercício de 2008.

O relator, conselheiro José Alfredo, imputou multa no valor de R$ 20 mil ao gestor, que pode recorrer da decisão.

O termo foi lavrado em função das irregularidades encontradas no processo administrativo nº 22/2008, celebrado entre o credor Ernani Griffo Ribeiro e a Prefeitura, no valor total de R$ 206.500, sendo o contratado servidor efetivo de Nova Viçosa, na função de Procurador Municipal.

E ainda em razão de falhas na contratação direta do escritório de advocacia Andréa Simas Advogados Associados, uma vez que não foi encaminhado o respectivo processo administrativo, não houve publicação da inexigibilidade de licitação, não foi dada publicidade ao primeiro termo aditivo ao contrato 004/08, não foi colacionado parecer da assessoria jurídica, não houve homologação do gestor, não foram colacionadas certidões negativas do INSS e FGTS nos documentos de despesa mensais, não houve indicação dos valores e unidades orçamentários para atender às despesas, impossibilitando a verificação da existência de dotação orçamentária suficiente e ausência de comprovação das despesas.

Em seu entendimento, a relatoria apontou que o posicionamento majoritário dos tribunais pátrios é no sentido de que os valores fixados em juízo relativos a honorários de sucumbência pagos a Procuradores Municipais pertencerão ao município, contudo ressaltou a existência de uma corrente minoritária que acolhe dito pagamento de honorários de sucumbência a procurador municipal, desde que, todavia, exista norma legal explícita na esfera de Governo correspondente, norma esta que não foi sequer apresentada pelo gestor.

Também foi destacada a efetivação de pagamento mediante débito automático na cota do ICMS, em desatendimento aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, razoabilidade e economicidade.

Por fim, foi aplicada ao gestor a pena de confesso, em decorrência da revelia no que concerne às seguintes matérias: Ausência de publicação da inexigibilidade e a inexistência do parecer jurídico e da homologação do gestor, bem como ausência de certidões que comprovem a regularidade do prestador de serviço junto ao INSS e FGTS, bem como a comprovação da retenção do ISS.

Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado na Prefeitura de Nova Viçosa. (O voto ficará disponível após conferência).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário