SMS apresenta exposição de plano de ação para Micareta. Leia esta e outras notícias da PMFS

SMS apresenta exposição de plano de ação para Micareta. Leia esta e outras notícias da PMFS
SMS apresenta exposição de plano de ação para Micareta. Leia esta e outras notícias da PMFS

As ações que serão executadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para assegurar atendimento imediato aos foliões durante a Micareta 2011 foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (20/04/2011), no auditório da própria secretaria.

A exposição do plano de ação foi acompanhada pelo prefeito Tarcízio Pimenta; secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa; chefe de Gabinete Milton Britto; secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla; deputado estadual José Neto; diretora da 2ª Dires, Iraci Leite; vereador Alcione Cedraz e coronel da Polícia Militar Godim, além de funcionários da SMS e imprensa.

O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, fez a abertura do evento, parabenizando o prefeito Tarcízio Pimenta pelo espaço conquistado no cenário político e agradecendo ao secretário Jorge Solla o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na realização da festa.

Conforme a programação, apresentada pela diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, irão atuar no circuito equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Programa DST/AIDS, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vigilância Epidemiológica (Viep), Samu e Caps. Para dar assistência ao folião, equipes de saúde estarão atuando em dois postos fixos, montados nas ruas Vasco Filho e Adenil Falcão.

O deputado estadual José Neto observou a importância da união de governos para oferecer o melhor ao cidadão feirense. “Estamos presenciando um momento muito bom, quando governos se unem e buscam, através do diálogo, concretizar ações em conjunto para beneficiar a comunidade. A realização da Micareta segue com esta proposta”, destacou.

Micaretas e carnavais realizados na década de 80 foram relembrados pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, enfatizando que na época não havia estrutura montada nos circuitos para prestar assistência à saúde do folião.“Com a tecnologia, foi possível organizar essa assistência e aproximá-la das pessoas que curtem a festa. O conjunto de ações estruturadas pela SMS, apresentadas aqui, vai garantir a realização de uma grande Micareta”, ressaltou,acrescentando que “a Sesab está apoiando a festa, cedendo ambulâncias, materiais e medicamentos”.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o sucesso da festa como um todo ou particularmente em áreas como segurança e saúde, será obtido através do apoio de parceiros e colaboradores. “A Micareta não tem dono. É do povo e patrimônio de Feira de Santana. O apoio dos mais variados segmentos e esferas políticas vão garantir a composição harmoniosa da festa, que ganhará mais brilho e destaque”, frisou.

Postos de Saúde no circuito da Micareta

Equipamento inspecionado na manhã desta quarta-feira

A Micareta de Feira de Santana contará com dois postos de saúde avançados instalados no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra. Um dos equipamentos já está totalmente montado, uma semana antes da festa, e foi inspecionado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e os secretários de Saúde da Bahia, Jorge Solla, e do Município, Getúlio Barbosa.

O Posto de Saúde do cruzamento com a rua Vasco Filho já está totalmente preparado. Deverá funcionar ininterruptamente, no período de 28 deste mês a 1º de maio, contando com uma equipe formada por três médicos, sendo um especialista buco-maxilar. Outro equipamento idêntico está sendo instalado no cruzamento com a rua Adenil Falcão.

Cada unidade de saúde contará com seis macas fixas com pontos de oxigênio, uma sala de reanimação com equipamentos como desfribrilador, monitor cardíaco e oxímetro de pulso, além de outros aparatos de emergência.

Ao apresentar a estrutura, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em garantir total conforto e segurança para os foliões todos os dias da Micareta 2011. Observou também que o circuito da festa estará totalmente instalado com antecedência.

O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário Getúlio Barbosa pela estrutura que será disponibilizada para os foliões durante a Micareta. “O padrão é muito bom. Estamos observando uma estrutura bem montada, o que demonstra a qualidade da festa. E agradecemos a oportunidade de podermos fazer parceria com o Governo Municipal”, frisou.

O deputado estadual José Neto destacou a satisfação com a estrutura do Posto de Saúde montado pelo Governo Municipal. “Certamente a saúde terá um atendimento mais qualificado durante a Micareta. E aqui o secretário Jorge Solla está mostrando que é possível ter integração entre o Governo Estadual e o Municipal, já que também estamos abertos ao entendimento”.

Diversão garantida com palcos alternativos

Espaços para quem deseja curtir uma festa tranquila e diferente

Além do circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, por onde desfilarão os trios elétricos independentes e blocos, a Micareta 2011 de Feira de Santana também oferece mais três espaços alternativos, para quem deseja curtir uma festa mais tranqüila e bem diferente. As opções vão desde o Espaço Charles Albert, na praça da Kalilândia, ao circuito Quilombola e o Espaço Marcos Moraes.

No circuito Quilombola, instalado na avenida João Durval Carneiro, será montado um palco fixo e mais arquibancada para 100 pessoas. Pelo espaço desfilarão 27 entidades afros, a exemplo de afoxés, blocos afros e escolas de samba, entre os dias 29 deste mês a 1º de maio, além de apresentação de shows com artistas diversos.

No espaço Charles Albert serão realizados dois bailes infantis, programados para os horários das 17 às 19hs, e mais três noturnos, das 20hs às 0h, dedicados principalmente às pessoas na terceira idade, mas que todos os anos reúnem inúmeras famílias.

Este ano a novidade fica por conta da animação no espaço Marcos Moraes, no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça de Alimentação Gilson Pereira. Neste local a animação ficará por conta de artistas da terra. Eles vão se revezar nó sábado (30) e domingo (1º).

Mais um Conselho Tutelar no Município

Órgão irá favorecer em qualificação o serviço já prestado na cidade

O Município de Feira de Santana irá ganhar mais um Conselho Tutelar devido à grande demanda existente. Atualmente duas outras unidades, que atendem por área de abrangência, desenvolvem atividades referentes à proteção, defesa e atendimento de crianças e adolescentes no âmbito municipal.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Gerusa Sampaio, o processo de implantação do Conselho Tutelar III está bastante adiantado, apenas aguardando tramitação na Câmara de Vereadores.

“Acredito que no mês de maio as atividades já vão estar sendo desenvolvidas pelos novos conselheiros. O Conselho Tutelar III vem favorecer em qualificação o serviço que já é prestado na cidade”, ressalta.

O atendimento dos Conselhos Tutelares deve ser ampliado de acordo com o número de pessoas que residem na cidade. Em Feira de Santana, cinco conselheiros atuam em cada unidade já existente e outros cinco, já eleitos e empossados, aguardam a implantação do novo órgão para entrarem em serviço.

A Sedes tem acompanhado de perto o trabalho desenvolvido pela equipe, que em breve participará de uma atividade de capacitação. “Estamos preparando um curso com dois objetivos: promover a inserção dos novos conselheiros e capacitar todo o grupo. Eles são muito comprometidos e nós damos todo suporte para as atividades desenvolvidas por eles”, afirma Gerusa Sampaio.

Creche escola recebe novos serviços

Revestimento na fachada termina dentro de dez dias

A estrutura da Creche Escola Professor Eduardo Miranda, no bairro Jardim Acácia, está ganhando um novo aspecto. Na área externa do prédio, a fachada recebe revestimento nas cores azul e amarelo e na entrada da unidade foi construída rampa de acesso, passeios e estacionamento com bloquetes.

Já no interior do prédio, dezenas de operários da T&F Construções e Empreendimentos fazem os bancos de concreto, cravejamento da cumeeira e concluíram o reboco da concha acústica, além do rufo geral do telhado.

Segundo o encarregado da obra, José Carneiro, a colocação do revestimento na fachada termina dentro de dez dias. “Estamos fazendo vários serviços para que a obra termine com a maior brevidade possível”, disse.

A creche escola vai atender crianças de zero a 6 anos, nos turnos matutino e vespertino. Sua estrutura será composta por oito salas amplas, distribuídas entre Creche I, Creche II, Creche III e Pré-Escola; sanitários, espaço multiuso com sala de informática, refeitório, anfiteatro aberto, parque infantil, sala para administração, área de serviço e de recreação coberta, além de secretaria, diretoria, sala dos professores e almoxarifado.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo Federal, com recursos da ordem de R$ 1.039.304, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111151 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]