Senador Roberto Requião toma gravador de jornalista e apaga áudio

Senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Senador Roberto Requião (PMDB-PR).

O senador Roberto Requião (PMDB) tomou o gravador da mão de um repórter da Rádio Bandeirantes na tarde desta segunda-feira, 25 de abril de 2011, ao ser questionado sobre sua aposentadoria de ex-governador do Paraná, de acordo com O Globo. O político retirou o cartão de memória do equipamento e devolveu, logo depois, com os áudios apagados, informou o Portal Terra.

Em seu perfil no Twitter, Requião comentou o episódio: “Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo”. Segundo o Terra, após receber mensagens de diversos usuários sobre o episódio, o ex-governador do Paraná escreveu: “O jornalista agressor está conseguindo o sucesso que pretendeu, e a ‘catigoria’ está alvoroçada. A discussão é boa”.

Requião conversava com um grupo de jornalistas sobre a economia nos gastos públicos, especialmente na Previdência Social, quando foi indagado se estaria disposto a abrir mão de sua própria aposentadoria vitalícia, no valor de R$ 24.117,62 por mês, em nome da contenção de despesas, noticiou o R7.

O secretário de comunicação do Senado ligou para Requião pedindo que ele devolvesse o cartão de memória do gravador, de acordo com o Estado de S. Paulo. Diante da recusa, restou ao comitê de imprensa do Senado entrar com representação contra o senador na Mesa Diretora. “Só na ditadura é que eu presenciei fato tão ridículo como este”, lamentou o presidente do comitê, jornalista Fábio Marçal, citado pelo Estado.

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) repudiou a ação e manifestou solidariedade ao repórter. “A arbitrariedade não é prerrogativa de nenhuma autoridade. Que a censura volte para o tempo sombrio ao qual ela pertence”, disse o presidente da entidade, Lincoln Macário, citado pelo portal UOL.

Este não é o primeiro caso envolvendo Requião e jornalistas. Em 2004, durante o lançamento de um programa do governo, contrariado com uma pergunta sobre sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele pegou o gravador e torceu o dedo polegar de um repórter do Jornal de Londrina.

*Com informações de Natalia Mazotte, do Knight Center.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]