Semiárido é tema de curso realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Fundo de Cultura, promove este mês e em maio, sempre às quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, um curso sobre o ‘Semiárido Brasileiro’.

Serão discutidos os temas ‘A grande região do Nordeste do Brasil’, ‘Caracterização da sua baixa aridez, sua pluviometria e sua poligonal geográfica’, ‘A potamografia do Nordeste’, ‘História das grandes secas’, ‘El niño’, ‘A grande rede de açudes’, ‘As águas subterrâneas’, ‘Barragens submersas’, ‘Poços tubulares’, ‘A caatinga e o xerofilismo’, ‘Desertificação’, ‘Reflorestamento’, ‘Silvicultura’, ‘Riquezas naturais’, ‘Potencialidades econômicas’, ‘O Rio São Francisco e o Semiárido’.

Em abril, as aulas serão ministradas pelo engenheiro civil Manoel Bomfim Ribeiro, especialista em Hidrologia e ex-diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e também ex-secretário do IGHB.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] Mais informações estão disponíveis no site do Instituto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]