Secretaria recomenda que seja aprovada fusão dos frigoríficos JBS e Bertin

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae) concluiu hoje (29/04/2011) a análise sobre os efeitos da fusão entre os Frigoríficos JBS e Bertin, aprovando a operação com algumas recomendações. No parecer, a Seae considera que a fusão pode “favorecer o exercício unilateral de poder de mercado pelas requerentes, nos estados de Minas Gerais e Goiás”.

A secretaria recomenda a aprovação da fusão, mas, por causa do risco de monopólio nesses locais, condiciona a fusão à alienação de plantas frigoríficas, correspondente à participação de mercado da empresa Bertin no ano em que a operação foi realizada, nos dois estados. Em 2009, quando anunciaram a associação, as duas marcas brasileiras passaram a formar a maior empresa de carnes do mundo.

A fusão ainda precisa receber o parecer da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça antes de ser analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

*Com informação: Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]