Durante os dois dias da Operação Skol Folia – Missão 435 – Preservar as Praias de Salvador, a marca recolheu 800 kg de lixo do fundo do mar e nas areias entre o Porto da Barra e a Praia do Cristo. O segundo ano da ação ambiental, que aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril, contou com a participação de uma equipe de 20 mergulhadores e 10 catadores, com o objetivo de realizar a limpeza da área do percurso do carnaval. “É necessário realizarmos ações como essas para que possamos conscientizar a população em preservar o meio ambiente. A limpeza é importante, mas o fundamental é realizar a conscientização”, afirma Leandro Mendonça, gerente de trade marketing da Ambev.
A ação promovida pela Ambev também contou com a participação de voluntários, que estavam nas praias. Os mergulhadores foram estudantes de Oceanografia e Biologia da Universidade Federal da Bahia, que aproveitaram a limpeza no mar para realizar um estudo da região. Durante a operação, promotores distribuíram sacos de lixo nas areias para conscientizar e incentivar a população. “Cada ano que realizamos a ação a conscientização é transmitida para a sociedade. A receptividade sempre é muito boa e deveria existir a idéia nas escolas”, completa Ericka Gordiano, organizadora do evento.
Entre os 800 kg de lixo recolhido nas praias, os mergulhadores encontraram diversas latas e abadás, ainda resultado do período do carnaval. Também foram encontrados no fundo do mar pneus, roupas, restos de móveis, uma geladeira e um fogão. Todo esse material foi coletado e doado para a cooperativa de reciclagem Carone.