Produção industrial cresce em nove dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, mas Bahia tem perda de 8,8%

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os índices regionais da produção industrial aumentaram, de janeiro para fevereiro de 2011, em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os números da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional, divulgados hoje (6), os destaques foram Goiás (9,1%), Pernambuco (8%), o Rio de Janeiro (5,1%), o Amazonas (4,6%), Minas Gerais (3,4%) e o Espírito Santo (2,2%). Esses estados registram crescimento acima da média nacional (1,9%). Entre as cinco localidades que reduziram a produção, as maiores quedas foram no Paraná (-10,5%), na Bahia (-8,8%) e no Pará (-2%).

Na comparação com fevereiro do ano passado, a produção industrial regional cresceu em oito dos 14 locais pesquisados, com uma média nacional de 6,9%. As maiores expansões, acima da média, ocorreram no Espírito Santo (14,4%), Amazonas (11,1%), Paraná (9,4%), em Minas Gerais (8,8%), no Rio Grande do Sul (7,9%) e Rio de Janeiro (7%). Segundo o IBGE, esse desempenho reflete não só uma maior produção no início do ano, mas também o chamado efeito calendário, já que em 2011 fevereiro teve dois dias úteis a mais do que em 2010.

Já a Bahia, com uma queda de 15,6%, registrou o maior resultado negativo, atribuído pelo IBGE a uma queda de 48% na produção do setor químico, em função da paralisação da atividade pelo apagão que afetou a Região Nordeste no início de fevereiro.

No acumulado do primeiro bimestre do ano, a produção industrial cresceu 4,6%, na média nacional, com destaque para o Paraná (13,8%), o Espírito Santo (11,7%), Minas Gerais (6%), o Amazonas (5,6%) e São Paulo (5,1%). Segundo o IBGE, o aumento na produção de bens de consumo duráveis (automóveis e telefones celulares) e em setores produtores de bens de capital, além da recuperação de atividades voltadas para a exportação, como a das commodities, explicam o bom desempenho da indústria nesses estados.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]