Prefeitura de Feira apresenta o Plano de ação da SMS para a Micareta de 2011 e promete assegurar atendimento médico aos foliões durante a festa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O plano de ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ser executado na Micareta 2011 já está devidamente estruturado e será apresentado nesta quarta-feira (20/04/2011), às 8 horas, no auditório da própria secretaria. O evento contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa e secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla.

A programação visa, sobretudo, assegurar atendimento imediato aos foliões no circuito da festa, que acontece de 28 de abril a 1º de maio. Conforme o plano, distintas ações serão empreendidas por equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), programa DST/AIDS, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vigilância Epidemiológica (Viep) e equipes de saúde que irão atuar em dois postos fixos, montados nas ruas Vasco Filho e Adenil Falcão.

Cada posto de saúde contará com oito leitos de observação e um leito de reanimação, com todos os equipamentos necessários, três médicos plantonistas, além de uma ambulância comum e outra do SAMU. Mais ambulâncias estarão situadas em pontos estratégicos e todas as policlínicas estarão estruturadas para receber pacientes transferidos da festa.

O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, afirma que estará à frente para coordenar as ações que serão executadas pelas equipes. “O mais importante é dar assistência necessária aos foliões que precisarem de atendimento nas unidades. Vou acompanhar de perto todo o trabalho desenvolvido”, garante.

Segundo ele, técnicos da Divisa irão intensificar ações para evitar a entrada de bebidas e produtos alimentícios estragados, adulterados, vencidos, falsificados e químicos, como entorpecentes, no sítio da festa. “A equipe vai fiscalizar também condições higiênicas de barracas, carros de gelo, bares, restaurantes, entre outros. Todo estabelecimento que seja potencial gerador de riscos e danos à saúde pública deverá ser fiscalizado”, frisa.

Já a Viep irá desenvolver ações educativas e preventivas no controle as endemias. “Ações de prevenção a dengue serão intensificadas em toda a cidade e o esquema de plantão nas unidades de saúde para acompanhamento de possíveis agravos será mantido na Micareta”, destaca.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]