Prefeito Tarcízio Pimenta percorre todo o circuito da Micareta ao lado da imprensa. Leia esta e outras notícias da PMFS

Circuito Maneca Ferreira.
Circuito Maneca Ferreira.

Será apresentada padronização do circuito e estrutura dos camarotes

Faltando pouco para a abertura oficial da Micareta 2011, que começa nesta quinta-feira (28/04/2011) e se estende até 1° de maio, o prefeito Tarcízio Pimenta vai percorrer todo o circuito Maneca Ferreira na noite desta quarta-feira (27), juntamente com a imprensa.  A inspeção começa às 18 horas, a partir da Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa), no bairro Capuchinhos.
Na oportunidade será apresentada a padronização do circuito, montagem de toda a estrutura de camarotes, barracas e arquibancadas, bem como a distribuição dos postos móveis de saúde e os pontos elevados de observação para a Polícia Militar (PM).
Serão apresentados também o espaço “Divulga Folia” para os profissionais de emissoras de rádio, o camarote da imprensa e a estrutura do “Camarote da Diversidade” para os portadores de necessidades especiais e idosos acompanharem a festa com tranqüilidade e segurança.
Circuito da folia recebe últimos ajustes
 
Equipes técnicas aproveitam os momentos restantes 
Quem trafega pela avenida Presidente Dutra verifica que o cenário da Micareta 2011 já está praticamente concluído. Embora a festa só comece oficialmente nesta quinta-feira (28), hoje à noite cinco blocos alternativos já desfilarão na avenida. Enquanto são preparados os últimos detalhes, a cidade recebe turistas que chegam para curtir a folia momesca.
As equipes de trabalho, nos momentos restantes, estão concentradas na conclusão do envelopamento do corredor de camarotes, varrição diária da via e posicionamento dos 360 sanitários químicos que estarão disponíveis ao público.
Ao longo do circuito Maneca Ferreira também já foram providenciados quatro pontos fixos onde trios elétricos e carros de apoio devem liberar os resíduos provenientes dos banheiros internos.
A iluminação que dará ainda mais brilho à primeira Micareta do Brasil também já foi instalada. Na noite da última segunda-feira (25) os equipamentos foram testados e inspecionados por fiscais da Prefeitura.
Para proporcionar além da diversão, conforto, comodidade e segurança aos foliões a estrutura da Micareta 2011, que tem ao todo 792 metros, começou a ser montada no final do mês de março. Os 250 camarotes e a arquibancada que tem capacidade para 500 pessoas já estão prontos, somente à espera dos foliões.
Espaço Divulga Folia 
 
Local provilegiado para as emissoras de rádio transmitirem a festa 
Os profissionais de imprensa terão um espaço privilegiado na Micareta 2011. Para possibilitar uma melhor cobertura do evento, o Governo Municipal irá dispinibilizar o camarote “Divulga Folia” para as emissoras de rádio, onde vão poder montar suas estruturas de transmissão.
O camarote está localizado estrategicamente, próximo ao cruzamento das avenidas Presidente Dutra e Maria Quitéria, local de grande concentração dos foliões. Ao lado do “Divulga Folia” foi montado o camarote do prefeito Tarcízio Pimenta, que comumente recebe o carinho e a atenção dos artistas que desfilam no circuito.
No equipamento foram montadas nove cabines individuais que possibilitarão o trabalho de cobertura das equipes de rádio. Para ter acesso ao espaço os profissionais devem portar a credencial confeccionada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Micareta com 360 sanitários químicos
 
Equipamentos começam a ser liberados na noite desta quarta-feira 
Os circuitos da Micareta de Feira de Santana 2011 contarão com 360 sanitários químicos instalados em locais estratégicos e de fácil acesso para proporcionar maior comodidade aos foliões. Os equipamentos começam a ser liberados na noite desta quarta-feira (27), véspera da abertura oficial da festa momesca, quando desfilam os primeiros blocos alternativos.
Como contrapartida pela exploração dos camarotes oficiais da Micareta, a empresa M4 vai instalar 300 sanitários químicos, enquanto outros 60 sanitários químicos serão disponibilizados pelo Governo Municipal.
Na noite desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, órgão que coordena a promoção da festa, já estará liberando 50 sanitários químicos para utilização dos foliões que saírem nos blocos alternativos.
Os sanitários químicos estão concentrados principalmente ao longo da avenida Presidente Dutra, no circuito Maneca Ferreira. Alguns no point universitário e outros nos cruzamentos das avenidas João Durval Carneiro e Maria Quitéria. Também estão pulverizados por diversos outros locais e ainda nos circuitos Quilombola, Charles Albert e Marcus Moraes.
Unidades de saúde vacinam contra Influenza
 
Postos extras serão disponibilizados no sábado de Micareta 
Todos os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Feira de Santana já dispõem das doses da vacina contra a Influenza, cuja Campanha Nacional de Vacinação foi lançada na segunda-feira (25).
No próximo sábado de Micareta (30), alguns locais serão utilizados como postos extras, como o Boulevard Shopping, Secretaria Municipal de Saúde, supermercado Todo Dia localizado na avenida Senhor dos Passos e Estação Rodoviária. O funcionamento será das 8 às 17 horas, assim como o horário das unidades de saúde.
A população total a ser vacinada em Feira de Santana é de 77.812 pessoas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80% desse número, o que corresponde a 62.250 pessoas. A campanha prossegue até o dia 13 de maio.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, a campanha pretende atingir 80% da população mais propensa à doença. “Fazem parte deste grupo, público-alvo da campanha, crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes em qualquer fase, idosos com idade a partir de 60 anos, profissionais de saúde e indígenas, ambos em qualquer idade”, informa.
A orientação, conforme a chefe da Viep, é que todas as pessoas do grupo prioritário sejam vacinadas, mesmo as que já foram em 2009. Ela observa que a vacina vai imunizar contra a gripe comum e a gripe H1N1. “A vacina é segura e tem contra-indicações restritas, por exemplo, pessoas com reação alérgica grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, alerta.
Ainda de acordo com Janice Estrela, “nos casos de doenças agudas, moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacina até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações”. Ela destaca também que para quem vai doar sangue, o Ministério da Saúde recomenda um intervalo de 48h após a administração da vacina.
*Com informação: Sergio Jhones
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]