Perdi um dente, e daí?

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Não subestime a importância de cada dente na qualidade do seu sorriso. Até mesmo os dentes que ficam na região posterior de nossa boca são importantes. Mesmo que espaços deixados por aqueles dentes que foram extraídos possam não estar aparentes, podem provocar vários problemas.

Quando um dente é extraido a forças mastigatorias são alteradas, provocando projeção dos dentes anteriores, promovendo movimentações indesejáveis (ao contrário do que se pensa, os dentes sofrem micromovimentações que aumentam quando perde-se algum deles), inclinações, espaços que antes não existiam (diastemas), aparecimento das raízes, recessão gengival, dores de ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca são exemplos de problemas causados pela perda dos dentes.

Uma mordida alterada também pode provocar o colapso de estruturas facias, quanto mais dentes forem perdidos e não substituídos, maior a probabilidade de formação de rugas e linhas de expressão , envelhecimento precoce, queda da ponta do nariz ( nariz de bruxa) e diminuição da altura da boca ( perda da dimensão vertical da boca).

Se você perdeu um ou mais dentes pode optar por 4 modalidades de tratamento para ter o seu sorriso de volta: Uma ponte fixa, ponte móvel ( prótese removível), prótese total ( dentadura), ou implantes. Cada uma com as suas indicações, vantagens e desvantagens. Mas lembre-se: dente perdido deve ser reposto.

*Com informação: Jamerson Ribeiro

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]