Parceria busca garantir infraestrutura para desenvolvimento do esporte na Bahia

Parceria busca garantir infraestrutura para desenvolvimento do esporte na Bahia
Parceria busca garantir infraestrutura para desenvolvimento do esporte na Bahia

Fonte inesgotável de talentos para a canoagem e boxe brasileiro, o Estado da Bahia vem apostando no potencial destas modalidades. O governador Jaques Wagner se reuniu nesta segunda-feira (18/04/2011) com dirigentes esportivos para discutir os detalhes sobre incentivos. No encontro com os presidentes da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, e de Boxe, Mauro José, foi anunciado o investimento de R$ 1,1 milhão, destinado aos três núcleos de canoagem localizados em Ubaitaba, Itacaré e Aratu – dois voltados à canoagem de velocidade (Ubaitaba e Aratu) e um à paracanoagem (Itacaré).

Detalhes sobre os incentivos a partir dos resultados dos atletas do boxe baiano também fizeram parte da pauta do encontro, que contou ainda com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e do superintendente dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato. O poder público procurou contemplar as políticas que vêm sendo desenvolvidas pelas confederações e que valorizam os talentos esportivos.

O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José, explicou como a bolsa-auxílio pode ser adquirida e os incentivos adicionais a partir do desempenho nas competições. “O atleta adquire esse benefício pelos resultados obtidos. O subsídio pode ser solicitado por intermédio do governo federal ou também do estadual”. Ele disse que a lei existe para garantir condições do atleta se manter e continuar na prática esportiva.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, outros núcleos serão anunciados, posteriormente, voltados para a modalidade caiaque polo e canoagem slalon. Os recursos captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terão desconto no Imposto de Renda, com base na Lei do Esporte de 2007. “Na primeira participação do País nas Olimpíadas, um baiano esteve na equipe. O esporte no estado só fez crescer de lá pra cá. A prova é que oito dos 12 integrantes da seleção são baianos”.

Ele informou que a partir do mês de agosto devem ser implantados todos os três núcleos. Haverá também um trabalho em parceria com a prefeitura das localidades, colégios e Marinha para disponibilizar essa estrutura para a sociedade civil.

O secretário Nilton Vasconcelos destacou o papel do governo para o desenvolvimento das modalidades. “Nosso papel é garantir a infraestrutura para que estes esportes aumentem as chances dos nossos desportistas obterem resultados positivos, o que depende muito da organização dos atletas”. Vasconcelos afirmou que a estruturação das duas confederações permite que estas modalidades, com tradição no sul do estado, avancem em outros municípios, com foco em 2016 e 2012.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]