Papa Bento XVI diz na TV que não sabe explicar o porquê da tragédia no Japão

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Papa Bento XVI, líder pontífice da Igreja Católica e bispo de Roma.
Papa Bento XVI, líder pontífice da Igreja Católica e bispo de Roma.

O papa Bento XVI afirmou hoje (22/04/2011), em programa de televisão transmitido na Itália, que não sabe explicar o porquê de tragédias como o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 11 de março. Bento XVI fez a declaração ao responder a uma pergunta enviada por uma menina japonesa de 7 anos. Foi a primeira vez na história da Igreja Católica que um papa respondeu diretamente, pela TV, a perguntas feitas por fiéis.

“Não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocente, e que o Deus verdadeiro, que se mostra em Jesus, está junto com vocês. Isto me parece muito importante, ainda que não tenhamos respostas, que a tristeza permaneça”, disse o papa. “Um dia vamos entender que esse sofrimento não era vazio, não foi por acaso, mas por trás dele há um projeto bom, de amor”, acrescentou.

O papa respondeu às perguntas de fiéis no programa A Sua Imagem, Perguntas sobre Jesus, que foi ao ar na RAI 1, principal canal da televisão pública italiana. As respostas de Bento XVI foram gravadas pela CTV, Centro Televisivo do Vaticano, na semana passada, na biblioteca do Palácio Apostólico.

Nas imagens, o sumo pontífice apareceu em plano bem fechado, sentado numa cadeira estofada de branco, diante de sua escrivaninha. Ele respondeu a sete questões, selecionadas entre cerca de 3 mil, enviadas por fiéis de vários países.

Uma italiana com o filho em coma há dois anos perguntou se a alma ainda está presente em seu corpo. “Certamente a alma é presente, mas é como um violão cujas cordas estão quebradas. O instrumento do corpo é frágil e vulnerável, a alma não pode tocar, embora esteja presente”, respondeu o papa.

Ao falar a um fiel da Costa do Marfim, país que enfrenta uma crise, gerada após a eleição presidencial de novembro, Bento XVI fez um apelo pelo fim da violência. “Convido com força todas as partes a renunciar à violência e a procurar as vias da paz.” O papa pediu ainda a paz entre as diferentes comunidades religiosas no Iraque.

Papa Bento XVI vai doar ofertas das missas de Quinta-Feira Santa para as vítimas no Japão

O papa Bento XVI decidiu enviar para o Japão as ofertas doadas pelos fiéis nas missas de ontem (21), no Vaticano. O dinheiro foi doado por fiéis nas missas que ocorreram ao longo da Quinta-Feira Santa cuja cerimônia principal é a de Lava-Pés, que reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo em um gesto de humildade lava os pés de seus discípulos.

As informações são da agência de notícias da Igreja Católica de Portugal.

As doações serão enviadas pelo Vaticano à comunidade católica do Japão, que encaminhará o dinheiro às vítimas do terremoto seguido pelo tsunami no país, em 11 de março. A estimativa das autoridades japonesas é que entre mortos e desaparecidos são 27 mil pessoas.

Paralelamente, o governo do Japão apressa a votação de verbas extras ao orçamento para a reconstrução do país e ajuda às vítimas. O Parlamento japonês vai analisar a proposta do Executivo de um orçamento emergencial de cerca de US$ 50 bilhões.

O Japão enfrenta sua pior crise no pós-guerra e, segundo cálculos do governo, a tragédia deve custar aos cofres públicos pouco mais de US$ 300 bilhões. Por isso, uma série de orçamentos extras deve ser anunciada em breve pelo governo japonês. O valor supera o montante gasto na reconstrução da cidade de Kobe, destruída por um terremoto em 1995.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113684 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]