Pacto Pela Educação: Governo da Bahia investe na qualificação do ensino público com lançamento do programa ‘Todos pela Escola’

Governador Jaques Wagner participa do lançamento do Pacto pela Educação ‘Todos pela Escola’.
Governador Jaques Wagner participa do lançamento do Pacto pela Educação ‘Todos pela Escola’.

Melhorar a qualidade das escolas públicas em todo território baiano, por meio de um regime de colaboração e parceria entre estado, municípios e sociedade. Nesse rumo, o governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, celebraram o Dia Nacional da Educação (28/04/2011), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o lançamento do programa Pacto pela Educação – Todos pela Escola.

Para assegurar que todas as escolas públicas alcancem os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação, é preciso que alguns compromissos sejam priorizados, entre eles, alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, fortalecer a aprendizagem, elevar os indicadores de aprovação, além de mobilizar recursos pedagógicos, que refletirão no desempenho dos estudantes.

O governador ressaltou que algumas cidades dependem deste suporte e essa parceria chega para colaborar, sem substituir a responsabilidade do município. “Essa tarefa é a base da construção de uma educação de qualidade. Entendo que o pacto é o alicerce para permitir que crianças saiam da escola e continuem seus estudos. Se essa base não for bem construída, o conjunto do prédio não vai bem”.

Wagner disse ainda que desde o início da gestão é uma preocupação do governo investir em melhorias na alfabetização, pré-escola e nos ensinos fundamental, médio e universitário. E sinalizou que, além de abraçar as prefeituras e entidades envolvidas com a área da Educação, é fundamental unir esforços de todos que entendem do assunto.

Ações e metas

Para garantir o sucesso de todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio no percurso educativo, proporcionando aos baianos o direito ao conhecimento de base científica, foi apresentado um plano de ações e metas pela SEC para a gestão 2011-2014. A meta é elevar os índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio.

Ao governo, cabe a produção e distribuição de material didático destinado ao processo de alfabetização nos municípios, oferecer cursos de formação para os educadores, além de ter a missão de articular ações com o governo federal para cumprimento do programa.

Os governos municipais ficarão responsáveis por viabilizar a participação dos docentes nos cursos de formação, acompanhar o desempenho dos estudantes, oferecer reforço escolar, instalar cantinhos de leitura e bibliotecas e também indicar a equipe gestora das ações do pacto nas localidades.

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, a pasta estruturou dez grandes compromissos até 2014, com a intenção de mobilizar a sociedade, professores, pais e empresários em torno de uma cruzada para fortalecer a escola pública. “Uma vez implementadas, as ações começam a alterar o ambiente nas escolas. O governo irá se responsabilizar pelo fornecimento de todo material pedagógico para a alfabetização, capacitação e metodologia de avaliação à medida que os municípios se integrem ao pacto”.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirmou que os municípios e sociedade participarão efetivamente das ações contínuas do Pacto pela Educação. “A discussão sobre o projeto auxilia na formação de uma cultura positiva e incentivadora em todo território. Até 2014 pretendemos que todas as crianças até os oito anos de idade saibam ler e escrever em todo o estado”.

Governador Jaques Wagner participa do lançamento do Pacto pela Educação ‘Todos pela Escola’.
Governador Jaques Wagner participa do lançamento do Pacto pela Educação ‘Todos pela Escola’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115147 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.