Oficina viabiliza produção de projetos executivos de imóveis no centro antigo de Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Nesta quinta-feira (7/04/2011), às 14h, no auditório Conexão Ipac, na Praça das Artes (Pelourinho), será realizada a oficina de apresentação dos estudos preliminares arquitetônicos de 20 imóveis localizados no Centro Antigo de Salvador (CAS) para viabilizar a seleção de 10 imóveis destinados à elaboração de projetos executivos.

Durante a oficina serão apresentadas as proposições 03, 04 e 05 do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, que tratam do frontispício, de habitação e da revitalização do Comércio, respectivamente.

Na ocasião, integrantes da empresa de consultoria Oceanbyte Ambiental, vencedora da licitação e responsável pela elaboração dos 20 anteprojetos, apresentarão os estudos preliminares. O evento será aberto pelo secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

Atualmente, existem cerca de 1.100 imóveis fechados, em ruínas ou terrenos baldios que, a partir dos estudos de viabilidade técnico-financeira, poderão ser adequados para atender à demanda por habitação no CAS. Com potencial para produção de aproximadamente oito mil novas unidades, os imóveis podem atender à demanda por funções complementares, a exemplo de comércio, lazer e prestação de serviços.

Uma das prioridades do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, articulador da iniciativa, é incentivar o uso dessas edificações, assegurando a função social. Um bom exemplo, que está contido na relação dos 20 imóveis, é o conjunto de habitações localizadas na Rua Manoel Vitorino, nas proximidades da Ladeira da Conceição da Praia, propícias ao uso misto (habitacional e comercial), o que possibilita a retomada econômica do local.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]