O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, defende reforma política brasileira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O ciclo de debates “’Brasil hoje e Suas perspectivas”, realizado na noite desta segunda-feira (04/04/2011), através de uma iniciativa da Fundação Perseu Abramo e do Partido dos Trabalhadores, deslanchou definitivamente as discussões sobre a reforma política, considerada pelo PT como uma temática de fundamental importância para o desenvolvimento do país.

De acordo com presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, no modelo atual o financiamento público de campanha fica “amarrado” aos interesses privados que as financiam e geram desvios de natureza ética, comprometem os partidos, sua vida interna e suas lideranças. “As eleições estão cada vez mais caras, sem controle e menos acessíveis aos cidadãos comuns. Esse é um debate que precisa ser realizado, pois, afinal… quem paga é a sociedade brasileira”, opinou.

O presidente petista defende também a questão da fidelidade partidária, do voto em lista e a reformulação definitiva do sistema político eleitoral brasileiro. “A proposta é a consolidação de um novo sistema político eleitoral brasileiro que seja capaz de garantir um voto consciente do cidadão que está vinculado ao voto proporcional e pragmático”, explicou.

A regionalização do voto, e os assuntos pertinentes a reforma política serão debatidos amplamente no PT, a partir deste mês e seguirá até junho, quando serão realizados encontros regionais do Partido.

Na abertura de cada encontro estão sendo programados atos políticos com participação de partidos aliados, prefeitos, vereadores e entidades da sociedade civil. “Não ficaremos prisioneiros dos debates meramente institucionais. A proposta é que a sociedade discuta amplamente a reforma política, pois o que está em jogo é o futuro da democracia brasileira”.

Jonas Paulo aproveitou para anunciar também que em breve, uma campanha estadual sobre a reforma política entrará em curso com a finalidade de difundir as questões já assimiladas pelo partido no último Congresso Estadual.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108006 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]