Núcleos esportivos na Bahia ganham mais investimentos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Confederação Brasileira de Canoagem anunciou, no final na tarde desta segunda-feira (18/04/2011), o investimento de aproximadamente R$ 1.100.000,00, através da implantação de três núcleos esportivos nas cidades de Ubaitaba e Itacaré e na Baía de Aratu. O anúncio do presidente da Confederação Brasileira, João Tomasini Schwertner contou com as presenças de atletas, esportistas, dirigentes de federações e da diretora Geral da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nair Prazeres, que representou o secretário Nilton Vasconcelos.

Durante o evento, no Terminal Náutico da Bahia, no bairro do Comércio, o Presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva, outro convidado pela Superintendência dos Desportos (Sudesb) informou que a Confederação que dirige, está apoiando o boxe baiano através do pagamento de bolsas para cinco atletas da modalidade. Atletas, como Adriana Araújo e Everton Lopes, que vão representar o Brasil nos próximosJogos Panamericanos, a ser realizado no México no segundo semestre deste ano.

Para Nair Prazeres este é um momento especial. “Uma vez que o Governo do Estado vem investindo significativamente nesses esportes e esta ação das Confederações Brasileiras de Canoagem e do Boxe completa o esforço da atual administração estadual com vistas às Olimpíadas Rio 2016, quando esperamos conquistar o maior número de medalhas possíveis para a Bahia”,
destacou.

O diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), disse que fez questão de trazer a Salvador os dois dirigentes máximos da Canoagem e do Boxe para que eles falassem
diretamente com os dirigentes das federações e os atletas sobre os benefícios dos
investimentos que serão realizados.

Ainda, durante a solenidade, a Sudesb firmou convênio com uma associação para que seja realizado, entre os dias 30 de abril e 1º de maio, a 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade, nas raias do Rio de Contas, no município de Ubatã.

Duas das principais atletas de canoagem da Bahia, do município de Ubaitaba, estavam presentes ao evento: Luciana Costa e Camila Lima, ambas detentoras de vários títulos no Brasil e no exterior. Para Camila, que também preside a associação de canoagem local, os investimentos vão abrir novas portas para o surgimento de talentos, que ainda carecem de mais treinamento. Ao seu lado, Luciana afirmou que “os recursos darão condições à base da canoagem de evoluir e manter a Bahia no topo desse esporte em todo o Brasil”.

Hoje, a Bahia é uma inesgotável fonte de talentos para a canoagem brasileira. A prova é que oito dos 12 integrantes da seleção são baianos. E a situação tende a melhorar já que a Confederação Brasileira de canoagem aposta na canoagem de velocidade (em Ubaitaba e Aratu) e na paracanoagem (em Itacaré). O presidente da Confederação Brasileira, João
Tomasini Schwertner, diz que outros núcleos serão criados, especialmente voltados para as modalidades caiaque-pólo e canoagem slalom.

Ainda segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem o compromisso do patrocinador (BNDES) é alcançar todo o País até 2014 ou 2015. “E a Bahia tinha que ser logo contemplada porque tem atletas na seleção brasileira e tem que ser melhor estruturada para que os outros municípios também possam ser tão fortes quanto os do Sul do Estado”.
Tomasini disse que a implantação dos investimentos será gradual.

Os investimentos anunciados na tarde desta segunda-feira (18) fazem parte de uma iniciativa da Confederação junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que terá desconto no Imposto de Renda, com base na Lei do Esporte de 2007.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.