Mutirão do SFH na Bahia termina com 371 acordos e R$ 19 milhões para novos financiamentos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O mutirão de conciliação promovido pela Justiça Federal da Bahia com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça para solucionar processos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), promoveu 371 acordos, desde que teve início, há cerca de um mês. As audiências, que terminaram na última terça-feira (19/04/2011), permitiram o resgate de R$ 19,7 milhões em dívidas de mutuários, que poderão ser convertidos no financiamento de outras 300 casas populares.

Na cerimônia oficial de encerramento do mutirão, realizada na última semana em Salvador, a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, destacou a importância dos números obtidos com a força tarefa. “É um resultado muito significativo que pode beneficiar a população carente que enfrenta um déficit habitacional”, afirmou a ministra. Diante dos resultados, um novo mutirão será realizado na Justiça Federal baiana no mês de julho, na tentativa de dar vazão a um maior número de processos envolvendo financiamentos habitacionais. Na Bahia existem cerca de 6.000 contratos do SFH anteriores a 1995, que estão pendentes de decisão da Justiça.

O acordo amigável entre mutuários e a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) ou a Caixa Econômica Federal foi obtido em 77% das 484 audiências realizadas. Em 145 casos novas audiências foram agendadas na tentativa de se obter a conciliação. Outros 35 mutuários vão negociar o acordo na esfera administrativa diretamente com a Caixa ou a Emgea. A iniciativa integra o Judiciário em Dia, programa da Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que visa dar maior celeridade a conclusão de ações judiciais, além de auxiliar os tribunais na melhoria da gestão processual.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108649 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]