Morre aos 99 anos o escritor argentino Ernesto Sabato

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Às vésperas de ser homenageado pela Feira do Livro da Argentina, o escritor argentino Ernesto Sabato, de 99 anos, morreu hoje (30/04/2011) pela manhã, em decorrência de uma bronquite que se complicou agravando seu já estado frágil de saúde. O corpo do escritor será velado durante todo este sábado no Defensores Club de Santos Lugares, em Buenos Aires.

Sabato morreu na casa onde passou toda sua vida, com exceção do período que morou no exterior. Nos últimos dias, o escritou já não saía mais de casa e falava pouco, segundo amigos e parentes. Também estava sob cuidados profissionais de enfermagem.

De acordo com os amigos, de personalidade questionadora, Sabato era um incoformado. Doutor em física, ele trabalhou no Laboratório Curie, em Paris, e abandonou a carreira científica, em 1945, para se dedicar exclusivamente à literatura.

Reconhecido internacionalmente, Sabato, nas suas obras, fez críticas à neutralidade da ciência, reflexões sobre questões existenciais e escreveu romances. Na sua lista de publicações, estão O Escritor e seus Fantasmas, Desculpas e Rejeição, The Tunnel, Sobre Heróis e Tumbas e Abaddon Destruidor. No final dos anos 90, foi publicada sua biobliografia, Antes do Final.

Escritor de personalidade controvertida, Sabato se expôs nas obras que escreveu, colocando suas dúvidas íntimas, em vários personagens. Dias antes de seu nascimento, em 24 de junho de 1911, o irmão de Sabato, de 2 anos, morreu e também se chamava Ernesto. O fato marcou-o pelo resto da vida.

*Com informação: Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]