Maioria das atrações contratadas para a Micareta será de Feira de Santana. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Micareta de Feira de Santana.
Micareta de Feira de Santana.

Mais de 100 bandas e cantores de Feira de Santana foram inscritos para a Micareta 2011, que acontece de 28 de abril a 1º de maio. O edital de divulgação com a relação das 109 atrações foi divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e publicada em jornal de circulação local na segunda-feira (18/04/2011). Deste total, 56 bandas serão selecionadas para tocar nos quatro dias da festa.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, observa que a Prefeitura cumpre a lei que determina a contratação de 70% das atrações da própria cidade. Os 30% restantes são reservados para as grandes atrações, com a grade praticamente definida e já anunciada pela Prefeitura.

Principal palco da Micareta, o circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, contará com 80 saídas de trios elétricos. Destes serão 56 horários reservados para as atrações feirenses e mais 24 para as de fora.

No espaço Charles Albert, na praça do bairro Kalilândia, a Prefeitura vai priorizar somente as atrações de Feira de Santana. Serão promovidos dois bailes matinês, destinados às crianças, e mais três bailes noturnos, com um total de cinco atrações.

Já no circuito Quilombola, na avenida João Durval Carneiro, se apresentarão 24 atrações, sendo seis atrações por noite para animar os foliões. Destas, seis são de fora e 18 de artistas ou bandas de Feira de Santana.

Estatuto para Guarda Municipal

Documento vai ser enviado à Câmara de Vereadores nesta 4ª

Representantes da Guarda Municipal de Feira Santana se reuniram nesta segunda-feira (18) com o secretário de Governo, Celso Pereira, para discutir os detalhes finais do estatuto da entidade. Uma minuta do documento contendo adequações ao anteprojeto vai ser entregue ao prefeito Tarcízio Pimenta que deverá enviar ao Legislativo nesta quarta-feira (20).

O documento vai estruturar a carreira dos guardas municipais em termos de cargos e salários criando a carreira de Guarda Civil Municipal. Após a aprovação na Câmara de Vereadores todos os guardas municipais que preencherem o pré-requisito de escolaridade mínima exigida, que é de 2° grau completo, serão enquadrados na nova carreira passando a ter direito a promoção e ascensão em termos de cargos e salários.

Dos 194 guardas existentes no quadro do funcionalismo municipal apenas 60 não atendem o pré-requisito para se enquadrar na nova carreira. Esses servidores permanecerão na carreira em extinção com todas as vantagens, no entanto, não terão direito à progressão funcional.

De acordo com o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Israel Santana, o estatuto é moderno, pois garante valorização do servidor. “Teremos condições de progredir na carreira”, ressalta.

O secretário de Governo destaca que um dos maiores avanços que o estatuto está trazendo é a oficialidade da carreira. “Estará se criando o oficialato na carreira de Guarda Municipal. Teremos desde guarda de segunda classe até inspetor”, afirma.

Encontro discute Saúde do Homem

Evento promovido pela SMS acontece no Maestro Miro, nesta 3ª

Gestores, colaboradores e profissionais de saúde de Feira de Santana e 21 municípios que compõem a regional participam, nesta terça-feira (18), do I Encontro Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, que acontece das 8 às 17 horas, no Centro de Cultura Maestro Miro e está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Encontro se constitui como uma etapa que antecede a implementação de ações relacionadas à Saúde do Homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Após a realização do evento, será realizada a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal e serão promovidos vários eventos voltados para o público masculino, com faixa etária de 20 a 59 anos.

A enfermeira e referência municipal em Saúde do Homem, Jane Selma Reis, observa que o evento se propõe a sensibilizar os participantes sobre a necessidade de atrair o público masculino para os postos de saúde. “Os homens também devem buscar atendimentos nas unidades, que disponibilizam serviços gratuitamente, a exemplo de procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como a vasectomia”, frisa.

As palestras que fazem parte da programação do evento irão abordar temas como Perfil Epidemiológico da População Masculina de Feira de Santana e do Estado da Bahia; A Saúde do Homem na Perspectiva “Linhas do Cuidado”; Política Nacional de Saúde do Homem; além da apresentação de relatos de Experiências Exitosas em Saúde do Homem. O evento será encerrado à tarde, após a explanação de sugestões levantadas pelos grupos de estudos.

Contrato garante aração de terras

17 mil horas de trator para os pequenos produtores rurais

O Governo Municipal assinou contrato com a empresa Tyronny Serviços Técnicos Ltda., na tarde desta segunda-feira (18), para prestação de serviços de aração e/ou gradagem de terras dos pequenos produtores rurais de Feira de Santana. Ao todo serão oferecidas 17 mil horas de trator para os pequenos produtores rurais cadastrados pela Prefeitura de Feira de Santana.

A empresa Tyronny será responsável pela execução de 15 mil horas de trator. “As outras duas mil horas serão executadas por máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e mais três máquinas das associações de Matinha, Terra Nova/Bonfim de Feira e de Brandão/Jaíba”, ressalta o secretário da Seagri, Ozeny Moraes.

O contrato, assinado pelo secretário Ozeny Moraes e representantes da empresa, além do diretor do Departamento de Licitações, João Urias, e a pregoeira Aidil Pinheiro, prevê a execução dos serviços dentro do prazo de dois meses. Terá o custo de R$ 480.000,00.

O serviço de aragem e/ou gradagem visa atender os pequenos produtores rurais dos distritos de Humildes, Matinha, Jaguara, Ipuaçu, Tiquaruçu, Bonfim de Feira, Maria Quitéria e Ipuaçu.

O preparo das terras para plantio na região de Feira de Santana segue calendário definido pelo Ministério da Agricultura. A data para o plantio é entre o dia 15 de abril a 15 de junho, conforme explica o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]