Liberdade de expressão está em risco nas Américas, diz SIP

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O estado da liberdade de expressão se deteriorou nas Américas, concluíram participantes da reunião semestral da Sociedade Interamericana de Imprensa, realizada entre os dias 6 e 9 de abril de 2011 em San Diego, Califórnia.

“O triste registro de jornalistas sendo assassinados continuou a crescer durante os últimos seis meses na América Latina, onde o estado da liberdade de expressão se deteriorou enormemente em quase todas as Américas, especialmente na Argentina e no Equador”, segundo as conclusões da SIP.

O encontro de meio de ano da SIP foi realizado em conjunto com a convenção anual da American Society of News Editors (ASNE). Durante o evento, o presidente da SIP Gonzalo Marroquín e a Fundação McCormick foram honrados com prêmios pela liberdade de imprensa.

O relatório da reunião da SIP também destacou a violência contra a imprensa no México, as ameaças de controle governamental na Venezuela e no Equador, os ataques e ameaças contra jornalistas latino-americanos e as leis de imprensa restritivas em vários países, de acordo com as várias fontes de notícia.

Várias resoluções também saíram da reunião, como a relativa à impunidade no Brasil, México, Peru, e Colômbia.

*Com informação: Knight Center | Por Summer Harlow/NM

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112676 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]