LBV promove workshop sobre educação

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“Educação para o Desenvolvimento Global: Um Olhar Além do Intelecto”, é o tema do workshop que a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá em Salvador/BA, no dia 1º de abril de 2011, a partir das 9 horas. A atividade faz parte da agenda do 8º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 5ª Feira de Inovações, em suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O encontro, que tem o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic-Rio), será realizado na sede da LBV na capital baiana, na Rua Odilon Dórea, 676, no bairro Brotas. A programação conta com os seguintes palestrantes: João Carlos Bacelar, secretário municipal da Educação de Salvador, que discutirá “Avanços e desafios da educação no município”; professor Josué Mello, diretor-geral do Colégio e Faculdade 2 de Julho, que tratará sobre “O papel transformador da educação”; e a professora Lindalva Amorim, coordenadora-geral da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias da Bahia (Aeec-BA), que abordará o tema “Escolas Comunitárias — Quando sociedade e Estado se complementam”.

Recomendações e relatos de experiências socioeducacionais bem-sucedidas, trazidos pelos participantes do evento — do público e palestrantes — serão incluídos no relatório da LBV a ser encaminhado ao Ecosoc, em contribuição ao mais importante encontro anual desse órgão das Nações Unidas, no qual a Instituição tem status consultivo geral desde 1999: a Reunião de Alto Nível (High-Level Segment). No documento também constarão os resultados dos demais encontros do Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária, que ocorrem em várias cidades do país e no exterior, entre os dias 10 de março e 1o de abril.

As inscrições para o workshop da LBV estão abertas. São gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] Para mais informações o contato pode ser feito pelo tel. (71) 3234-9300/9305 ou pelo site www.lbv.org.br.

Um olhar além do intelecto

Referência em Educação, a Legião da Boa Vontade possui em cidades do Brasil e do exterior uma rede de escolas de educação básica. Em todas elas, é aplicada com sucesso uma linha pedagógica diferenciada, que atende crianças e adolescentes de famílias em situação de risco social. Formada pela Pedagogia do Afeto (destinada a indivíduos de até 10 anos) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos de idade), a proposta, criada pelo diretor-presidente da Instituição, o educador José de Paiva Netto, defende a necessidade de “um olhar além do intelecto” sobre a Educação.

Em sua metodologia, a linha educacional da Instituição alia ao conteúdo curricular o ensino de valores morais, éticos e espirituais, com o objetivo de tornar os alunos aptos a exercer a cidadania, conscientes de seus direitos e, principalmente, deveres. Tendo como lema: “Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração”, as escolas da LBV têm apresentado excelentes resultados, como motivação para os estudos, índice zero de evasão escolar e ambientes livres de situações de violência e agressividade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]