Grupo Folha demite jornalistas por comentários no twitter

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O editor-assistente de política da Folha de São Paulo, Alec Duarte, e a repórter do Agora SP,Carol Rocha, foram demitidos do Grupo Folha, na última quinta-feira (31/04/2011), após trocarem mensagens sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar no twitter, de acordo com o site IDG Now.

“Nunca um obituário esteve tão pronto. É só apertar o botão”, comentou Duarte no microblog, fazendo referência, sem citar nomes, à preparação antecipada de obituários nas redações. “Mas na Folha.com nada ainda… esqueceram de apertar o botão. rs”, respondeu Rocha.

O jornalista, em seguida, lembrou do erro cometido pela Folha na divulgação da morte do ex-senador Romeu Tuma, sem citar diretamente o veículo. “Ah sim, a melhor orientação ever. O último a dar qualquer morte. É o preço por um erro gravíssimo.”

Segundo a revista Info, a conversa foi considerada inadequada pela ombudsman do jornal, Suzana Singer, que abordou o assunto em sua coluna de domingo. Em resposta, a repórter do Agora SP alegou que não houve repercussão nos comentários e criticou as demissões em seu blog.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamentou a decisão do grupo Folha. “É uma atitude autoritária que não coaduna com o discurso de uma empresa que diz defender a liberdade de imprensa e de expressão”, disse a entidade.

Não é a primeira vez que jornalistas sofrem represálias por comentários feitos em redes sociais. Um editor da National Geographic no Brasil e um fotógrafo do Agora também foram demitidos após postagens no twitter. Para conhecer outros casos, acesse o perfil do Centro Knight sobre liberdade de expressão nas redes sociais.

*Com informação de Knight Center | Natalia Mazotte

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]