Governo Wagner vai implantar mais projetos produtivos na zona rural

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Governo da Bahia vai ampliar implantação de projetos produtivos na zona rural.
Governo da Bahia vai ampliar implantação de projetos produtivos na zona rural.

Para combater a pobreza rural em todos os 26 territórios de identidade da Bahia e aumentar a assistência técnica aos pequenos produtores rurais, o governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantiu que vai ampliar ainda mais a implantação de projetos produtivos na zona rural.

A garantia foi dada durante a abertura, no sábado (09/04/2011), das plenárias do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, em Itaberaba e Jequié, cidades nas quais a CAR e a Sedir já vêm trabalhando com seus escritórios regionais para combater a pobreza rural, no âmbito de programas como o Produzir e o Gente de Valor.

O chefe do escritório regional da CAR em Jequié, Roberto Amorim, informou que a empresa tem atualmente, no Território Médio Rio de Contas, uma série de projetos, a exemplo da implantação de sanitários residenciais e cisternas individuais para o homem do campo, além de sistemas de abastecimento de água, através do convênio CAR/Incra, em assentamentos.

“Em Jequié, inclusive, conseguimos consolidar esses projetos com muita habilidade. Somente em assentamentos rurais, concluímos quatro projetos de abastecimento de água”, disse Amorim. Para ele, os projetos coordenados pela Sedir, via CAR, dão maior qualidade de vida aos moradores dos assentamentos e garantem o melhor processamento de produtos vendidos nesses locais, como frutas e mandioca.

“É preciso água de qualidade para trabalhar com esses produtos. Atendemos em nosso escritório os territórios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá. Nos dois, temos obras e conseguimos assessorar muito bem os projetos, porque as comunidades, responsáveis por conduzi-los no programa Produzir, possuem sólida organização”, explicou.

Agregação de valor

Entre os projetos produtivos no Território Médio Rio de Contas, a CAR conta com casas de farinha na comunidade do Rio do Peixe, no município de Nova Ibiá, e outra unidade, localizada no assentamento Flor da Terra, no município de Jequié, que estão em pleno funcionamento e vêm agregando valor aos produtos oriundos da mandioca.

O coordenador da Política de Desenvolvimento Regional da Sedir, Eduardo Gomes, que esteve em Jequié representando o secretário Wilson Brito, declarou que as ações do PPA Participativo se ajustam às ações que a secretaria vem desenvolvendo nos 26 territórios de identidade da Bahia. “Estamos fazendo parte dessa comissão responsável pelas plenárias do PPA, junto com a Serin, a Seplan e o apoio das demais secretarias. Temos certeza que programas como o Gente de Valor e o Produzir são o espelho dessa ação compartilhada e local. Por isso, queremos avançar para atender as comunidades nas obras que mais necessitam”, ressaltou Gomes

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113787 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]