Governo Federal anuncia programa de acesso ao ensino técnico

Governo federal anuncia programa de acesso ao ensino técnico.
Governo federal anuncia programa de acesso ao ensino técnico.

Pronatec quer ampliar vagas e expandir redes estaduais de educação profissional O Pronatec deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e atendimento direto a mais de 600 mil estudantes, em todo o País. 

Nesta quinta-feira (28/04/2011), a presidenta Dilma Rousseff anuncia, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O programa buscará ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação.

Esta ação faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), e teve a adesão das 27 unidades da federação.

Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Esses valores serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.

Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniram-se na quarta-feira (27) para fechar os últimos detalhes do programa, que incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107978 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]