
Pronatec quer ampliar vagas e expandir redes estaduais de educação profissional O Pronatec deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e atendimento direto a mais de 600 mil estudantes, em todo o País.
Nesta quinta-feira (28/04/2011), a presidenta Dilma Rousseff anuncia, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O programa buscará ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação.
Esta ação faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), e teve a adesão das 27 unidades da federação.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Esses valores serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniram-se na quarta-feira (27) para fechar os últimos detalhes do programa, que incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.