Governo baiano participa de reunião com o Movimento do Sem Terra

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As atividades relacionadas à produção agrícola como o melhoramento técnico, a genética de animais e a qualificação dos pequenos produtores foram os pontos discutidos durante a primeira rodada de reuniões entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), e o Movimento dos Sem Terra (MST), nesta quarta-feira (13/04/2011), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no CAB.

De acordo com o secretário Cézar Lisboa, as negociações fazem parte do ‘Abril Vermelho’, ato que marca a passagem do massacre em Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996, quando 19 pessoas foram assassinadas pela Polícia Militar do Pará. A ação acontece em todo Brasil. De acordo Lisboa, na reunião foram avaliadas ações efetuadas pelo Estado nos assentamentos e discutidas outras iniciativas a serem implementadas em benefício dos trabalhadores rurais.

Entre as ações realizadas pelo Governo da Bahia estão a construção de estradas, para facilitar o acesso aos assentamentos, unidades de processamento de farinha, despolpadeira de frutas, assistência técnica destinada aos assentamentos, entrega de sementes e melhoramento da genética de animais.

O coordenador estadual do MST, Marcio Matos, também cita o programa Água para Todos, que beneficiou os assentamentos do movimento. De acordo com ele, mais de 100 sistemas de abastecimentos de água foram instalados. “Muitas conquistas consolidadas, mas estamos aqui porque é importante negociarmos mais benefícios para os assentamentos. Estamos ainda no início das negociações e acreditamos que vamos avançar”. Os cerca de três mil integrantes do MST estão acampados na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) desde segunda-feira (11)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111093 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]