Festejos de São João da Bahia devem voltar ao Pelourinho

Palco de alguns dos principais festejos juninos da Bahia, o Pelourinho deve voltar a sediar a programação oficial do São João organizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Para isso, os entendimentos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em fase avançada, como informa o secretário Domingos Leonelli.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes do Pelourinho, Lenner Cunha, a volta do São João para o Pelourinho é um marco como atração de festas populares na capital. “Para nós, comerciantes, isso foi uma vitória, pois atrai as famílias e os turistas para a nossa região, que é importante para o turismo da cidade. É uma festa poderosa, que nos proporciona uma arrecadação 50% maior que em outras épocas do ano”.

Lenner Cunha diz ainda que o depois do Carnaval, o São João é, atualmente, a segunda principal festa para os comerciantes do Pelô. “E isso é bom para os restaurantes, hotéis e pousadas da região, os vendedores de lembranças da Bahia, e as galerias, por exemplo”.

O comerciante Clarindo Silva afirma que “foi um grande saque retomar a festa no Pelourinho. Os festejos atraem muita gente da capital, que ficava sem opção, e ainda traz muitos turistas para a capital”. Segundo ele, mais gente passa a frequentar o local nos dias de festa. “Vendemos mais e isso ajuda a gerar empregos temporários. Eu, por exemplo, tenho 23 funcionários, mas para o período do São João devo contratar mais oito. É emprego temporário, mas é emprego e gera renda”.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, enfatiza que a volta dos festejos juninos ao Pelô contribuará para o aumento no faturamento dos estabelecimentos do local. As atrações para a festa em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro serão anunciadas ainda neste mês e, entre elas, devem constar nomes que fizeram parte da grade do ano passado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108157 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]