Feira de Serviços realizada em Salvador encerra Semana de Valorização do Trabalho Doméstico

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A trabalhadora doméstica Valdeci dos Santos, 37 anos, aproveitou a tarde deste domingo (17/04/2011) com uma programação bem diferente. Ela levou a filha Rafhaela, 11 anos, e o sobrinho Ueverton, de 14, para tirar Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, respectivamente, na Feira de Serviços que marcou o encerramento da segunda edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, realizado no Parque Costa Azul com o apoio do Governo da Bahia.

“Além dos documentos, aproveitei para cortar o meu cabelo e a minha filha fez um penteado afro no dela”, contou Valdeci, que elogiou a ação. “Gostei da quantidade de serviços oferecidos, tudo em um só lugar. E ainda teve o lazer para as crianças”, enumerou.

A Feira de Serviços fez parte da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico e foi organizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com mais de 30 órgãos e entidades públicas e privadas. Foram oferecidos, gratuitamente, diversos serviços, como atendimento jurídico e previdenciário, orientações sobre saúde da mulher, serviços de saúde, vacinação, além de emissão de documentos, oficinas de artesanato e corte de cabelo.

A trabalhadora doméstica Joana Danninna, 44 anos, foi umas das primeiras atendidas no estande de orientação nutricional. “A nutricionista passou dicas interessantes, que vão servir para mim e também para o meu trabalho, já que faço a comida da residência onde trabalho”, observa Joana.

Trabalho Decente

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que esteve presente no evento, a Semana de Valorização do Trabalho Doméstico demonstra a preocupação do Governo do Estado com esta categoria. “Além de o Trabalho Doméstico ser um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a Secretaria do Trabalho, através dos seus programas, investe na qualificação desta categoria”.

Além da Feira de Serviços realizada neste domingo, a Semana de Valorização contou tambem com atividades realizadas quinta-feira passada, no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, com a exibição do documentário ‘Trabalho Doméstico – Trabalho Decente’. Na sexta-feira, no Tribunal Regional do Trabalho, no Comércio, foi debatido o tema ‘Trabalhadora Doméstica, Direitos e Deveres’.

A Agenda Bahia do Trabalho Decente, lançada em 6 de dezembro de 2007, busca promover o trabalho decente na Bahia através de parcerias com órgãos públicos, instituições privadas e representações dos trabalhadores e empregadores, visando contribuir para sua incorporação nas políticas públicas do trabalho, nas práticas de gestão públicas e privadas e na sociedade de forma geral.

Além do Trabalho Doméstico, compõem os eixos prioritários da Agenda: a Erradicação do Trabalho Escravo, Erradicação do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Promoção da Igualdade, Serviço Público, Juventude e Empregos Verdes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113542 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]