Facebook lança página voltada para jornalistas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Facebook lançou nesta terça-feira (05/04/2011) uma página feita especialmente para jornalistas e veículos de comunicação. O “Journalists on Facebook” permite a criação de perfis profissionais com recursos para o compartilhamento de notícias em rede e a interação dos jornalistas com sua audiência.

Em nota publicada na página, Justin Osofsky, diretor de parcerias de mídia da empresa, informa que a novidade pretende “abastecer os jornalistas com as melhores práticas para integrar os últimos produtos do Facebook com o seu trabalho e conectá-lo com mais de 500 milhões de pessoas”.

A iniciativa quer tornar o consumo de notícias um ato mais social. Para Osofsky, Nicholas Kristof, repórter do New York Times que relatou o que ocorria no Cairo de sua página no Facebook e Ian Shapira, repórter do Washington Post que usou sua página para dar “poderosos conselhos sobre narrativas” são exemplos de que “a rede também é uma ferramenta de reportagem”.

Desde sua criação, a página já ganhou mais de 15 mil usuários e conta com a presença de jornalistas como Christiane Amanpour, atual âncora do programa This Week da ABC, e Fareed Zakaria, daNewsweek.

Entre os recursos oferecidos para aqueles que criarem o seu perfil profissional estão análise de audiência, pesquisa entre os leitores, exibição de páginas afiliadas e número ilimitado de conexões entre usuários. A página disponibiliza um guia que explica como começar a usá-la.

O Facebook divulgou que pretende realizar workshops sobre o potencial do serviço. As primeiras turmas devem começar já no dia 27 deste mês, na sede da empresa, em Palo Alto, na Califórnia.

Este blog é produzido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas em Austin, e financiado pela John S. and James L. Knight Foundation.

*Com informação de Knight Center | Natalia Mazotte

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121580 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.