Exibição de documentário comemora os 462 anos de Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A chegada de Diogo Álvares Correa – o Caramuru – na cidade de Salvador, em 1509, é tratada no documentário Caramuru: o galego tupinambá, que o Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da UNEB exibe nesta quinta-feira (31/03/2011), gratuitamente, às 17h30, no auditório do Cepaia, no Pelourinho.

Veiculada em comemoração ao aniversário de 462 anos de Salvador, a obra mostrar um retrato da Bahia antes da chegada dos portugueses. Dirigido pelo argentino Carlos Pronzato e o espanhol Lois Pérez Leira, o documentário conta com entrevistas e depoimentos de escritores, historiadores, cineastas, jornalistas, empresários e antropólogos brasileiros e espanhóis.

Entre os entrevistados, destaque para pesquisadora e antropóloga da UNEB Celene Fonseca e Jorge Nóvoa, professor do curso de história da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que vão participar de um debate com o público após a apresentação do filme.

O documentário foi lançado em comemoração ao Dia Municipal de Caramuru, em outubro do ano passado, na Associação Cultural Caballeros de Santiago, no bairro do Rio Vermelho – local de chegada de Diogo Álvares a Salvador. A produção do filme conta com o apoio do Ministério de Trabalho e Imigração da Espanha.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.