Evento do Projeto Talentos do Brasil começa em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Representantes do governo e de artesãs de El Salvador participam de missão no Brasil para repasse da metodologia do projeto Talentos do Brasil que será aplicada no País em 10 grupos de mulheres salvadorenhas. A missão participa do Encontro Nacional do Talentos do Brasil Moda – capacitação mercado, que acontece de 11 a 13 de abril de 2011 em Salvador (BA), no Hotel Porto Belo, no bairro de Ondina, e de 14 a 15 de abril, em João Pessoa (PB). O encontro é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como objetivo o nivelamento entre as cooperativas singulares e a Cooperativa Central que integram o projeto, técnicos e coordenadores do MDA e do Sebrae Nacional e estaduais. Em Salvador, a abertura do Encontro vai acontecer nesta segunda-feira,11,às 14h, no Hotel Porto Belo, no bairro de Ondina.

A aproximação de El Salvador com o Talentos do Brasil Rural gerou a assinatura de um acordo de cooperação, em agosto de 2010, entre o Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Associação Brasileira de Cooperação (ABC), e o governo daquele país. As ações iniciaram em outubro do ano passado com uma visita de diagnóstico na capital salvadorenha. A segunda etapa dá-se durante o Encontro Nacional do Talentos do Brasil, com a troca de experiências e apresentação da metodologia do projeto, que se baseia na organização produtiva, gestão, produto e mercado.

Visita de campo

A missão salvadorenha irá visitar um dos grupos do Talentos do Brasil Moda, o Dois Pontos, na Paraíba. Integrado por 50 artesãs dos municípios de Alagoa Nova, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda e Juarez Távora, o grupo trabalha com bordados e as formas do labirinto inspirados nas fachadas da arquitetura popular e ícones das microrregiões do Agreste e Brejo. A escolha deste grupo se deu pela identificação entre o trabalho feito por elas (bordado) e o realizado pelas artesãs de El Salvador, que também utilizam a mesma técnica. Além disso, as salvadorenhas também utilizam o anil para o tingimento natural das peças.

A coordenadora do Talentos, Patrícia Guimarães, ressalta que o evento visa, ainda, o nivelamento da política comercial e das ferramentas de gestão. “O Talentos, hoje, é um modelo de política pública, de organização econômica produtiva de mulheres e que já está expandindo esta metodologia para outros países que querem, de fato, emancipar agricultoras e artesãs numa visão de empreendedorismo, valorizando cultura e identidade do País”, avalia.

Durante o evento haverá apresentações sobre organização produtiva e gestão, mercado internacional, gestão contábil, planejamento da segmentação de mercado dos produtos Talentos do Brasil, intercâmbio de experiências e avaliação dos resultados.

Loja virtual

Haverá, ainda, o lançamento do e-comerce do Talentos do Brasil, loja virtual de comercialização dos produtos como vestuário, bolsas, chapéus, mantas e echarpes. Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, o site de comércio eletrônico do Talentos dará mais visibilidade aos produtos e será uma importante ferramenta de acesso à compra direta seja por clientes do varejo ou do atacado, nacionais ou internacionais.

Para a coordenadora da Carteira de Projeto de Artesanato do Sebrae Nacional, Durcelice Mascêne, o Talentos do Brasil mostra a importância do artesanato na economia, como gerador de renda. Já a coordenadora da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae Bahia, Flávia Goroni, destaca a agregação de valor ao artesanato, apresentando-se como moda. “Esta agregação abre novas oportunidades de comercialização junto a empresas e canais especializados em moda, além de valorizar o aspecto da cultura local que é intrínseca ao produto”, destaca.

Um dos grupos integrantes do Talentos do Brasil é o Canções de Bordar, formado por 20 artesãs e um artesão da cidade de Santa Rita de Cássia, no sertão baiano, localizada a 1000 km de Salvador. A partir da inspiração de canções de roda, as bordadeiras produzem vestidos, blusas, echarpes, bolsas, almofadas e cortinas feitos com fitas bordadas com a letras das cantigas.

Para uma das artesãs do grupo, Geraldina Souza, as capacitações que receberam por meio do Talentos do Brasil ajudaram a melhorar os produtos e, com isso, aumentar as vendas. Foram cursos de modelagem, corte e costura e de design. “Agora estamos formando a nossa Cooperativa, que terá o seu CNPJ, que vai ajudar na comercialização dos nossos produtos”.

Talentos do Brasil

Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros. Organizados em 19 cooperativas formam, juntas, a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperunica, com um portifólio de mais de 1.500 produtos. Desenvolvido pelo MDA e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo (MTur).

Lã de carneiro, crina de cavalo, cipó, tururi de muaná, couro de peixe, além dos tradicionais bordados e crochês de Minas Gerais e do Piauí são algumas das matérias-primas que, nas mãos habilidosas dessas mulheres, se transformam em peças que vão do vestuário como blusas, saias, vestidos e batas aos acessórios como bolsas, chapéus, echarpes e bijuterias, entre outros.

Estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente também integram o Programa. A Coordenação de Produtos é realizada pelos estilistas Tereza Santos e Gustavo Grecco. Eles compartilham os saberes e sua experiência junto às artesãs, adequando os produtos às exigências do mercado nas oficinas promovidas pelo projeto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122938 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.