Estado da Bahia negocia novo programa de combate à pobreza rural

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.

As negociações com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para a implantação de um novo programa de combate à pobreza rural para a Bahia já foram iniciadas. A notícia foi divulgada, nesta sexta-feira (1º/04/2011), pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas mais Carentes do Estado da Bahia (Gente de Valor), César Maynart, em reunião com o gerente de Operações da instituição, Ivan Cossio. O encontro aconteceu na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no Centro Administrativo. O Gente de Valor é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e executado pela CAR.

Segundo Maynart, o governo estadual e o Fida querem “consolidar e ampliar as ações do Gente de Valor” de forma a atender maior número de comunidades carentes no estado. “Eles estão aqui para fazer análise das ações do programa, e já estamos amadurecendo a idéia deste novo projeto, agendando uma missão para construir a proposta”.

Cossio destacou que o Fida e o governo baiano compartilham da mesma visão de projeto. “A inclusão produtiva é prioridade para o governo. Estamos trabalhando na mesma direção, que é o fortalecimento das associações comunitárias e das comunidades para gerar inclusão produtiva sustentável”.

Gente de Valor

O gerente de operações do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola ressaltou que o Gente de Valor sempre apresentou balanço positivo, ajudando a construir uma base de capital social junto às comunidades. “O programa fez com que o tema da organização e participação transformasse a vida das comunidades. Acompanhamos os projetos baianos e, em algumas comunidades, as ações ajudaram a população a encontrar o desenvolvimento sustentável”, disse.

De acordo com o diretor executivo da CAR, Vivaldo Mendonça, também presente à reunião, os governos estadual e federal vão atuar para combater a pobreza rural seguindo o viés da inclusão produtiva. Segundo ele, “a estratégia do Gente de Valor é válida e rica. A autonomia das comunidades, a verticalização e a organização da produtividade são aspectos importantes deste projeto que devem ser replicados”.

Para o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito – que estava acompanhado do diretor administrativo financeiro da Sedir, Edivaldo Trindade -, a parceria do governo com o Fida é imprescindível para o estado. “Estamos certos de que será dada continuidade a todo esse processo iniciado pela Sedir porque os baianos precisam, sobretudo no semiárido, de ações voltadas para produtividade, emprego e renda”.

Produção de alimentos

O Fida surgiu como instituição internacional para financiar projetos de desenvolvimento agrícola, principalmente para a produção de alimentos nos países em vias de desenvolvimento. Na Bahia, essa agência das Nações Unidas destina recursos a importantes ações do Programa Gente de Valor e contribui para melhorar as condições de vida da população de 34 municípios, com menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no semiárido, por meio de ações focadas em aspectos social e econômico ambientalmente sustentáveis, com equidade de gênero e renda.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.