Espaço Cultural STJ lança livro que ensina como incorporar a Filosofia no dia a dia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Diógenes de Sinope (Diógenes, o cínico).
Diógenes de Sinope (404 a.C. – 323 a.C.), também conhecido como Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga. Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas (chreia), especialmente as reunidas por Diógenes Laércio em sua obra Vidas e Opiniões de Filósofos Eminentes.

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Editora Letras do Pensamento promovem, nessa quarta-feira (27/04/2011), às 18h30, o lançamento do livro “Aprendendo a Viver com a Filosofia”, do magistrado Luiz Guilherme Marques.

Na obra, a Filosofia de Sócrates, Confúcio ou Platão é apresentada como uma técnica de reflexão que pode melhorar a rotina das pessoas, influenciando atitudes e comportamentos do Homem como ser individual e coletivo.

Em um mundo assoberbado pelo estresse, pressa, ansiedade e inquietação, “Aprendendo a Viver com a Filosofia” pretende contribuir para que os leitores parem, olhem e pensem com mais tranquilidade e ganhem em troca qualidade de vida!

O coquetel de lançamento é aberto ao público e acontece no Espaço Cultural STJ, localizado no mezanino do prédio dos Plenários da sede. O endereço do STJ é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília.

Encontro entre o filósofo Diógenes de Sinope e Alexandre da Macedônia.
Alexandre ao saber que Diógenes se encontrava ali, pediu para ser levado até ele. O encontrou deitado tomando banho de sol, muito satisfeito. Alexandre então se apresentou; “Sou Alexandre herdeiro da Macedônia e herói da batalha de Queroneia. Me peça o que quiser, e se estiver em meu alcançe ficarei feliz em lhe dar”. E Diógenes respondeu; “Óh Alexandre, tu és belo como o próprio Apolo. Tu assim como ele, pode me dar a luz do sol?” e quando Alexandre respondeu que não, Diógenes concluiu; “então saia da frente, está fazendo sombra.”. Alexandre regressa pensativo, e enquanto todos os seus companheiros riam da situação. Posteriormente Alexandre teria dito; “Se eu não fosse Alexandre, gostaria de ser Diógenes”.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123119 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.