Escritora Miriam Sales lança segunda edição do livro ‘A Bahia de Outrora’

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


Lançado em julho do ano passado durante a Feira de Livros Vão das Letras, da Fundação Pedro Calmon, o livro ‘A Bahia de Outrora’, da escritora Miriam de Sales Oliveira, ganha nova edição, revista e ampliada. O lançamento será na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, nesta sexta-feira (29/04/2011), a partir das 18h. O livro traz crônicas de costumes e têm o objetivo de revelar a Bahia e seu passado.

A obra apresenta às gerações mais novas como era a Bahia dos anos 1940 e 1950. “Estes apontamentos nasceram, não só da tradição oral, onde o conhecimento passa de pai para filho, como uma magnífica herança pessoal. Também brotaram das minhas lembranças de criança e das narrativas de tios e vizinhos de uma geração anterior a minha, acostumada a vivenciar certos hábitos, hoje obsoletos”, explica a autora.

Miriam conta que a obra é destinada à nova geração do computador e dos games que nunca andou de bonde, não costura suas próprias roupas, nem sabe o que é fogão à lenha. “Os jovens de hoje logo exibem um risinho sarcástico no canto da boca quando se fala de antanho. Acostumados a ‘ficar’, caem na gargalhada quando contamos como era o namoro naqueles tempos e, ainda rindo, vão se informar na internet, pois, é sabido que o Google é meu pastor e nada me faltará”.

Aos 68 anos, Miriam, que nasceu em Salvador, é uma ativista em defesa do livro e da literatura baiana, sendo autora, entre outros, dos livros ‘As filhas do General’, ‘Contos e Causos’, ‘Maktub’, ‘Contos Apimentados’, além de centenas de crônicas publicadas na internet, em três blogs que a autora mantém com atualizações diárias.

“Gosto de escrever causos sobre a Bahia antiga e contos sobre o dia a dia, minhas observações do mundo. Sempre com muito humor, que é marca da minha escrita”, diz a autora.

Internauta ávida, a escritora possui perfil no orkut, facebook e twitter, onde dialoga com seus leitores de vários países. Professora formada pela Faculdade de Filosofia da Bahia, Miriam é membro da Academia Poçoense de Letras e Artes, da Academia de Cultura da Bahia, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia de Letras Y Artes de Buenos Ayres, além de ser secretária executiva da Câmara do Livro da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]