Encontro Estadual – Escuta Aberta mobiliza entidades parceiras do Topa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dialogar sobre os avanços e desafios no desenvolvimento do programa, junto às entidades que aderiram à 4ª etapa do Todos pela Alfabetização (Topa), é um dos principais objetivos do III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais – “Escuta Aberta”. O evento, que acontece nos dias 3 e 4 de maio de 2011, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque (Caixa D´Água), numa iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, contará com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

“Consideramos o ‘Escuta Aberta’ um dos principais momentos de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Todos pela Alfabetização”, afirma Elenir Alves, coordenadora geral do Topa, que, durante o encontro, apresentará aos presentes os princípios, concepção, estrutura e funcionamento do programa . O evento contará com palestras sobre a importância da participação dos movimentos sociais e sindicais na construção de políticas públicas de alfabetização e programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também na programação, oficinas com o tema Participação dos Movimentos Sociais no Topa: avanços, desafios e possibilidades. O evento trará, ainda, relatos de experiências exitosas de alfabetização dos ganhadores do Prêmio Cosme de Farias – 2ª etapa (que reconhece experiências e ações dos municípios e entidades parceiras do governo que se destacaram na redução dos índices de analfabetismo no Estado) e apresentações culturais dos estudantes da Escola Parque.

Topa em números – De 2007 para cá, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.

A terceira etapa do Topa, que tem registrada 536 mil pessoas, alfabetizou 291 mil em dezembro de 2010 e até julho de 2011 outros 185 mil. A quarta etapa contempla 283 mil pessoas não alfabetizadas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.