Em Salvador, Curso Conversando com sua História inicia novo ciclo de debates

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em sua 9º edição, o curso levará para a Biblioteca Pública historiadores e pesquisadores para debater temas da História da Bahia.

Rever temas da história da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso Conversando com sua História que, em sua 9º edição, iniciará um novo ciclo de debates, no dia 3 de maio (terça-feira), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

Serão 21 palestras que se realizarão entre os meses de maio a outubro. Na abertura, com o tema em “A história da Igreja e Convento de São Francisco”, a Professora Doutora Maria Helena Matue Ochi Flexor falará das origens das igrejas que formam o conjunto franciscano, a partir da primeira construção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117- 6067 ou através do email: cmb.fpc.ba.gov.br.

No tema da primeira aula, a professora Maria Helena Matue informa que irá centrar-se nas informações interessantes sobre o conjunto franciscano, de períodos e estilos diferentes como o coro, seus ornamentos, mobiliários e o altar mor que tem mais de dois séculos, incluindo a história do Santo Antônio, o primeiro padroeiro de Salvador.

Professora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Helena Matue é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e possui duas especializações: Arquivologia, pelo Arquivo do Estado da Bahia e em Metodologia do Ensino Superior, pela UFBA. Dentre os livros publicados e organizados destacam-se “Barroco nos Museus de Salvador”, 2010; “Igrejas e Conventos de Salvador e do Baixo Sul da Bahia”, 2009; e The church and couvent of São Francisco in Bahia, traslated by H. Sabrina Gledhil, em 2009.

Curso – Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. “A variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, a Prof.ª Dra. Consuelo Novais Sampaio.

Temas futuros – O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão: “Pintura religiosa em Salvador (1790 – 1850)”, “Yalorixá Cecília do Bonocô – História de vida” e “Ajuntar manuscritos, e convocar escritores: o discurso histórico institucional nos setecentos luso-brasileiro“, entre outros. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado.

Serviço

O que: Curso Conversando com sua História

Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris)

Quando: Dia 3 de maio, às 17h.

Entrada: Gratuita

Telefone: (71) 3117-6067

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113513 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]