Em Feira de Santana, Bloco Quixabeira da Matinha desfila no domingo de Micareta às 14h e ACCB lança documentário de Coleirinho na festividade

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Bloco Quixabeira da Matinha mudou o dia de apresentação na Micareta de Feira. Será Domingo (01/05/2011) às 14h – concentração no Amélio Amorim. Em 2010, o bloco desfilou com 500 abadás, a previsão deste ano é dobrar, com mil pessoas sambando na avenida.

A novidade este ano é o lançamento do documentário sobre a vida e obra de Coleirinho da Bahia, ícone da cultura popular da Bahia, contado por amigos e familiares que acompanharam a trajetória do rei do samba de roda.

O lançamento será feito durante a apresentação do grupo Quixabeira da Matinha na Micareta de Feira. A Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB) foi premiada pelo Microprojetos Culturais para o Semiárido Brasileiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Governo do Estado da Bahia, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Banco do Nordeste (BNB), Fundação Nacional das Artes (Funarte), Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e Ministério da Cultura.

Segundo Guda Moreno, presidente da ACCB, este projeto apoiado pelo edital Microprojetos Mais Cultura teve muita importância na divulgação e valorização da cultura popular através da história de Coleirinho da Bahia um dos mestres da Bahia, ainda completa Guda Moreno, “nós não temos muita coisa documentada sobre Coleirinho nem tão pouco sobre a cultura popular do samba de roda e o Microprojetos veio para eternizarmos nossa cultura de raíz. O objetivo do documentário não é celebrar a morte de Coleirinho da Bahia, mas sim a história de vida de um grande apaixonado da cultura baiana”, finaliza.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116922 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.