Educação Sanitária reforça combate ao consumo de carne clandestina na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Ações educativas de combate ao consumo de carne clandestina no interior do estado foram iniciadas, nesta quarta-feira (06/04/2011), pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência Estadual Defesa Agropecuária (Adab). As atividades estão concentradas nos municípios que compõem o Pólo de Abate de Muquém de São Francisco (cidades de Paramirim, Caturama e Erico Cardoso localizadas no centro-oeste da Bahia).

A equipe de educação sanitária da Adab está mobilizando técnicos e veterinários para percorrer diversas cidades, onde realizam atividades sobre os riscos para a saúde pública decorrentes do consumo de carne clandestina. Só em 2010, o Projeto Adab na Escola, que faz parte do Programa de Educação Sanitária da Agência, sensibilizou mais de 20 mil estudantes.

“Essas ações têm o objetivo de sensibilizar os comerciantes e consumidores para o cumprimento da Portaria 204 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que trata da manutenção da qualidade da carne, desde o abate do animal até o consumidor final,” diz a coordenadora de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Oliveira Gusmão.

A campanha consiste de três etapas. Na primeira constam audiências públicas em alguns municípios, além de reuniões com açougueiros, magarefes, autoridades municipais, prefeitos, vereadores, secretarias municipais de Saúde, Educação e Agricultura, produtores rurais, entre outros segmentos. Na segunda etapa, são realizadas palestras dirigidas a coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino. Já palestras dirigidas a alunos da rede municipal de ensino fazem parte da terceira etapa da campanha.

“Estamos contribuindo para a saúde pública, uma vez que a população passará a consumir produtos de qualidade garantidos pelo Serviço de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia”, enfatiza a coordenadora do Projeto Adab na Escola, Irma do Amor Santos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]