Edição 2011 do Dia do Jornalista será novo ponto de partida do movimento em defesa do diploma

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz da campanha em defesa da profissão de jornalista.
Cartaz da campanha em defesa da profissão de jornalista.

Ampliar a mobilização pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que restabelecem a exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão é a ordem do dia das entidades e apoiadores da campanha em defesa do diploma após os contatos políticos que a Caravana dos Jornalistas realizou em Brasília de 23 a 25 de março de 2011. Nas audiências com os presidentes do Senado e da Câmara, e na reunião com parlamentares das duas Casas, ficou fortalecida a perspectiva de votação das propostas sobre o tema no Congresso Nacional em abril.

Em audiência com dirigentes da FENAJ, de Sindicatos de Jornalistas e com senadores no dia 23 de março, o presidente do Senado, José Sarney, manifestou disposição de incluir a PEC 33/09 na pauta do plenário após a votação de medidas provisórias que obstruem a apreciação de outras matérias. E sugeriu aos representantes da campanha em defesa do diploma que dialoguem com os líderes partidários com vistas a encaminhar a tramitação da matéria. Já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), tramita sob a forma de substitutivo que precisa da aprovação do plenário da Casa em dois turnos de votação.

No dia seguinte, representantes das entidades sindicais dos jornalistas e parlamentares foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que adiantou seu objetivo de realizar, possivelmente em abril, um processo de votação de PECs que não acarretem despesas públicas e que sejam passíveis de obter acordo de lideranças. Maia também estimulou os jornalistas a prosseguirem nas articulações com lideranças partidárias para a inclusão da PEC 386/09 na pauta do plenário da Câmara. Os deputados Paulo Pimenta (PT/RS), autor da PEC, José Guimarães (PT/CE) e Chico Lopes (PCdoB/CE) também participaram da audiência.

A comitiva de dirigentes também foi recebida pelo líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE), e pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), juntamente com o senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), ex-ministro das Comunicações. “Todos declararam apoio integral às PECs do diploma e se comprometeram a trabalhar os votos de suas bancadas”, afirma a tesoureira da FENAJ, Déborah Lima.

Deputados e senadores comprometidos com este objetivo colhem assinaturas para a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. A idéia é lançá-la em ato a ser realizado em Brasília no dia 6 de abril, em homenagem ao Dia do Jornalista.

“Com a agenda que nossa caravana realizou, a retomada da tramitação das propostas ficou fortalecida”, considera o presidente da FENAJ, Celso Schröder, avaliando as audiências com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados como “extremamente positivas”. Ele destaca, porém, que para assegurar a aprovação das PECs 386/09 e 33/09 é preciso intensificar as mobilizações. “Precisamos colocar o bloco na rua desde já”, defende. “E o Dia do Jornalista, 7 de abril, é nosso novo ponto de partida para ecoar na sociedade a defesa do diploma como condição necessária para qualificar o exercício do Jornalismo”, completa.

A 1ª vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga, reforça tal entendimento. “No dia 26 de março, com a participação de dirigentes de 14 Sindicatos de Jornalistas, o Conselho de Representantes da FENAJ reafirmou a prioridade de desenvolver ações pela aprovação das PECs”, registra, informando que além de ampliar as mobilizações, ficou definida a orientação para que os Sindicatos de Jornalistas intensifiquem nos seus respectivos estados e regiões o contato para convencimento de deputados federais e senadores.

Atividades em vários estados fortalecem movimento pela aprovação de PEC dos Jornalistas

A obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão volta ao centro das lutas da categoria neste 7 de abril, Dia Nacional dos Jornalistas. E ganha maior motivação após a movimentação realizada junto a lideranças da Câmara e do Senado na semana passada em favor das Propostas de Emenda Constitucional (PECs) sobre o tema. A FENAJ e a Coordenação do Grupo de Trabalho da Campanha em Defesa do Diploma fizeram uma convocação às entidades, instituições e parlamentares apoiadores do movimento a promoverem atividades para fortalecer essa luta. Veja, a seguir, algumas das iniciativas programadas.

Jornalismo no atual contexto cultural é tema de debate dia 7 na ABI

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Instituto Casa Grande (ICC) e o Clube de Comunicação promovem debate sobre “O Papel do Jornalismo no Contexto Cultural Contemporâneo” diante do direito à formação profissional do jornalista e à informação no dia 7 de abril, quando também se comemora o 103º aniversário da ABI. O evento será na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71/ 7º andar), das 18 às 21h. A entrada é franca. Para mais informações, clique aqui.

A obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de Jornalista é, também, tema da palestra que os jornalistas e diretores do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro Nelson Moreira (jornal O Dia) e Rogério Marques (editor no Globo Repórter, da TV Globo) farão no dia 6 de abril (quarta-feira), das 9h20 às 11h, na Escola de Comunicação da UFRJ (Avenida Pasteur 250, Praia Vermelha). A palestra será seguida de um debate com os estudantes de Comunicação da ECO sobre o tema, incluindo a campanha nacional favorável ao resgate do diploma e a importância do título para a liberdade de expressão e a valorização da profissão de jornalista.

Palestra com Kennedy Alencar marca Dia do Jornalista na Paraíba

A Associação Paraibana de Imprensa (API) promove palestra sobre a Ética no Jornalismo com o jornalista Kennedy Alencar no dia 7 de abril. O evento acontece no auditório do Sebrae-PB (Bairro dos Estados), a partir das 19h30. Segundo a presidente da API, Marcela Sitônio, o objetivo da presença do jornalista Kennedy Alencar é provocar uma discussão sobre um tema tão significativa para o exercício do jornalismo.

Sindicato de Minas Gerais promove festa

No dia 7 o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais promove festa em comemoração ao Dia do Jornalista, com início às 20h30, na Academia Mineira
de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes). Saiba como participar clicando aqui*.

Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo produz programa de rádio

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina volta a desenvolver a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a cidadania. Neste primeiro semestre de 2011, é retomada por meio de uma atividade extraclasse dedicada especialmente à produção do programa radiofônico “Jornalismo em Debate”, sob a supervisão da professora e diretora da FENAJ Valci Zuculoto. O programa será veiculado quinzenalmente na Rádio Ponto UFSC, a web emissora do Curso, em formato de debate radiofônico, para discussão e análise da cobertura jornalística brasileira de grandes temas que estão em pauta. O programa de estreia começa a ser veiculado em 7 de abril e abordará o tema “Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa: o Brasil tem ou não?”. Além da transmissão na emissora virtual do Curso de Jornalismo, o programa ficará disponível em áudio e texto no site da webestação.

Câmara e Assembleia realizam sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista no Ceará

A Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizam no dia 8 de abril, às 10 horas, no plenário do Legislativo Municipal, sessão solene conjunta em homenagem ao Dia Nacional do Jornalista. A programação da Semana Estadual do Jornalista no Ceará inclui várias outras atividades, como panfletagem a ser realizada também no dia 8, no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, a partir das 21 h, para difundir as principais bandeiras de luta dos jornalistas brasileiros, o lançamento nas redações e cursos de jornalismo da Campanha de Sindicalização e de pré-Sindicalização 2011. Também estão previstas audiências com os presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa, no dia 7, para apresentar a pauta de reivindicações dos jornalistas do serviço público, bem como participação na plenária da CUT/CE para tratar da regularização do trabalho dos assessores de comunicação do movimento sindical cutista.

Mesa-redonda discute perspectivas do mercado de jornalismo no MS

No dia 7 de abril o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul e o curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Anhanguera-Uniderp promovem mesa-redonda com o tema “Perspectivas do Mercado de Trabalho em MS”. O evento acontece às 19h, no auditório do bloco 3, no campus da Universidade localizado na Rua Ceará. Entre os debatedores, já estão confirmadas as presenças do presidente da Comissão de Ética do SindJor-MS, Clayton Sales, da editora do portal Correio do Estado, Rosana Siqueira, do coordenador do curso de Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gerson Luiz Martins, da chefe de Seção de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda da Superintendência Regional do Trabalho, Lucineide Miranda de Souza, e da psicóloga e gerente de Pessoas do Sebrae/MS, Janister Adriana Seixas de Mello.

Sindicato do PR promove Churrasco do Dia do Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná promoverá no dia 9 de abril, na Chácara do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus), o tradicional Churrasco do Dia do Jornalista, repleto de atrações e gratuito para toda a categoria. A comemoração começa às 9h, com a final do Torneio de Futebol de Salão e se seguirá com o churrasco. Os interessados devem encaminhar e-mail para [email protected] informando o nome e número de registro profissional, ou telefonar para (41) 3224-9296.

*Com informação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]