Cultura da mandioca é debatida em Laje

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participa, nesta sexta-feira, (29/04/2011), de uma Manhã de Agronegócios na Fazenda Novo Horizonte, no município de Laje. É nesse local que vai funcionar a Bahiamido, primeira indústria do Estado da Bahia a produzir amido modificado. O evento, promovido pela Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), vai reunir cooperados, parceiros e clientes como Suzano e Braskem para o debate de temas relacionados à mandiocultura.

O encontro, do qual também participa o superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria da Agricultura, Jairo Vaz, e o superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias, inclui visita à Bahiamido e assinatura dos primeiros acordos de compromissos e cartas de intenções entre a Cooperativa e empresas do ramo alimentício e indústrias de cosméticos de Feira de Santana e Salvador.

A Bahia é o segundo maior produtor nacional de mandioca, perdendo apenas para o Pará. O setor é responsável na Bahia pela geração de mais de 200 mil empregos diretos. A mandiocultura é uma das prioridades para o Governo do Estado e está presente nos 417 municípios da Bahia.

Iniciativa da Aliança Cooperativa do Amido, em parceria com a Odebrecht, a Bahiamido é resultado de um investimento de R$ 30 milhões. O primeiro dos quatro módulos de produção entra em atividade em outubro. A capacidade é de produzir 50 mil toneladas de amido modificado por ano e gerar renda para 2,5 mil pessoas.

No período da tarde, a Fazenda Novo Horizonte sedia também uma Tarde de Campo. O evento promovido pela Coopamido é aberto ao público e tem como objetivo reunir agricultores familiares e interessados no tema mandioca, de forma que eles possam conhecer as novas tecnologias empregadas na lavoura e visitar os stands dos parceiros.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108700 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]