Bom Jesus da Lapa ganha Unidade de Pronto Atendimento

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Cerca de 60 mil habitantes do município de Bom Jesus da Lapa serão beneficiados com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada, nesta sexta-feira (1º/04/2011), às 14h, pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla. A UPA é do tipo I e tem a capacidade de atendimento de até 150 pacientes por dia e, para sua construção, foi investido R$1,4 milhão.

As UPAs integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas. Elas são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar.

Nas unidades, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Também oferecem serviço de raio-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico, e analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108175 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]