Bloco Zero Hora mantém tradição e abre o desfile na Micareta 2011 de Feira de Santana

Prefeito Tarcízio Pimenta é entrevistado por Dilson Barbosa.
Prefeito Tarcízio Pimenta é entrevistado por Dilson Barbosa.
Prefeito Tarcízio Pimenta é entrevistado por Dilson Barbosa.
Prefeito Tarcízio Pimenta é entrevistado por Dilson Barbosa.

Bloco de jornalistas e radialistas abriu a Micareta 2011

Pontualmente a meia noite desta quinta-feira (28/04/2011), o Bloco Zero Hora, composto por membros da imprensa de Feira de Santana, abriu a noite extra-oficial de desfiles na Micareta 2011. Acompanhado por uma fanfarra, o bloco manteve a tradição de se apresentar às 0h do primeiro dia da festa momesca.

Para muitos dos integrantes, a quarta-feira de Micareta é o único dia de folia, já que trabalham de quinta-feira (28) a domingo (1º de maio) na cobertura da festa.

Este ano, os foliões do bloco desfilaram pela avenida com abadás nas cores azul, verde, lilás e branco, trazendo toda a irreverência do bloco. Os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade, e de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, fizeram questão de cumprimentar todos os integrantes.

Câmeras digitais no circuito

Abertura oficial da festa nesta quinta-feira, 28

Uma das grandes novidades da Micareta 2011 são as câmeras do Programa Feira Cidade Digital espalhadas por todo o circuito Maneca Ferreira. Através do equipamento, o folião pode acompanhar toda a movimentação da festa acessando o site da Prefeitura, no endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br

O prefeito Tarcizio Pimenta avaliou o primeiro dia (não oficial) da Micareta 2011, com o desfile dos blocos alternativos na noite desta quarta-feira (27), e destacou as modificações realizadas no circuito da festa durante entrevista ao programa Bom Dia Feira, da rádio Princesa FM, na manhã desta quinta-feira (28).

Ao todo, 16 câmeras estão espalhadas pelo sítio da festa. Além de ver o desfile de trios elétricos e a passagem dos blocos, o folião poderá escutar o áudio. Conforme o prefeito, a Micareta de Feira de Santana é uma vitrine para qualquer artista.

“É um espaço de grande divulgação e projeção artística”, afirma, acrescentando que “este ano, a festa foi preparada com antecedência de modo que, quem vai para a Micareta sabe onde tudo está. Ninguém se perde, porque tudo está bem sinalizado”.

Conforme o prefeito, fazer uma festa da estrutura da Micareta de Feira de Santana requer custos e o maior patrocinador da folia Momesca é o próprio Município. “Tivemos apoio do Itaú, da Skol, além do Governo do Estado com a questão da segurança pública e a disponibilidade da TVE em transmitir a festa para diversas cidades da Bahia, mas a participação maior é da Prefeitura. Micareta não é só atração, mas um contexto que envolve saúde, segurança, entre outros”, observa.

A Micareta 2011 começa oficialmente nesta quinta-feira (28) com a coroação das majestades da festa. Margareth Menezes e Daniela Mercury são algumas das atrações contratadas pelo Município para animar o folião nesta noite.

Majestades coroadas no Maneca Ferreira

Coroação será às 20 horas, no circuito

O início oficial da Micareta 2011 será marcado com a coroação do Rei Momo, da Rainha e Princesas que reinarão durante os quatro dias de festa. A entrega da chave da cidade será nesta quinta-feira (28), às 20 horas, em frente ao camarote Cidade Princesa, no circuito oficial da Micareta.

A entrega da chave da cidade será feita pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao Rei Momo Dilson Chagas, eleito pela segunda vez. Aos 33 anos e pesando 135 quilos, Dilsinho, como é conhecido, esbanja alegria e animação.

Ao lado dele, a rainha Hervânia Fagundes, de 21 anos, promete reinar com muita irreverência. Medindo 1,48 m, a auxiliar de cabeleireira encantou o júri com sua simpatia e ganhou o título concorrendo com outras oito candidatas.

Para completar a realeza, também foram eleitas duas princesas. A primeira, Priscila Mendes, tem 27 anos e mede 1,70m. Já Manoela Bacelar, escolhida para o título de segunda princesa, tem 20 anos e 1,60m de altura.

As majestades foram escolhidas na noite do último dia 17, no Teatro Margarida Ribeiro. Oito jurados votaram e elegeram aqueles que assumem o compromisso de deixar a Micareta ainda mais animada com as suas presenças.

Inspeção aos carros de apoio

Assegurar tranqüilidade e segurança aos foliões

Todos os carros de apoio que passarão pelo circuito Maneca Ferreira serão vistoriados pela Vigilância Sanitária antes de iniciar o desfile. A ação está sendo realizada a fim de assegurar tranqüilidade e segurança aos foliões, conforme explica a coordenadora da Vigilância, Kérsia Carneiro.

Um dos carros de apoio vistoriados pelo órgão foi o do Bloco dos Amigos, que trouxe o grupo Seu Maxixe. Na inspeção, a Vigilância observou as condições do carro de apoio, medicamentos e equipamentos disponíveis, além de conferir a documentação, condições do bar e banheiro.

“O que não encontramos foi o laringoscópio, sabonete líquido e lençol descartável. Após a vistoria eles fizeram algumas adequações e faltou apenas o lençol, mas o bloco vai se ajustar completamente para sair nesta quinta-feira (28)”, afirma a coordenadora da Vigilância.

Segundo ela, o posto de saúde do carro de apoio deve conter todos os itens de um posto funcional, a exemplo de oxigênio, medicamentos de emergência e desfibrilador. Exigem-se, ainda, profissionais de saúde como médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Folião aprova contratação de grandes bandas

Público já marcou presença na avenida na noite de quarta-feira

A contratação de grandes bandas e nomes consagrados da música baiana para animar o folião pipoca, está sendo aprovada pelo público que curte a festa momesca. Foliões que compareceram ao circuito Maneca Ferreira na noite desta quarta-feira (27), dia alternativo da Micareta, confirmaram serem fãs das várias atrações contratadas, que enriquecem o primeiro carnaval fora de época do Brasil.

Para a técnica em patologia, Sandy Araújo, a contratação de nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Claudia Leite demonstra que o folião pipoca está sendo valorizado. “A Micareta de antes era quase que privatizada. Dificilmente uma atração de peso tocava para a pipoca. A festa está mais democrática e a diversão desse público agora é garantida”, destaca.

Fã incondicional da banda Chiclete com Banana, o vendedor Antônio Marcos Cerqueira observa que seria uma infelicidade não ver a banda se apresentar na Micareta. “Todos os anos desfilo no bloco com o Chiclete. Como este ano nenhum bloco traria a banda, se a Prefeitura não contratasse eu não teria a oportunidade de curtir mais uma vez a animação do grupo”, frisa.

Já Michele Conceição Costa, que comercializa bebidas na Micareta há 6 anos, analisa que as contratações garantem um bom retorno financeiro. “Certamente o movimento seria menor se não houvesse a apresentação destas atrações. Um possível prejuízo iria rondar os comerciantes”, avalia.

*Com informação: Sergio Jhones

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108867 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]