Apenas 4% das obras de saneamento do PAC foram concluídas, aponta estudo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

São Paulo – Apenas 4% das obras de saneamento previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram concluídas até dezembro de 2010, segundo relatório divulgado hoje (05/04/2011) pelo Instituto Trata Brasil.

A pesquisa acompanha 101 empreendimentos em municípios com mais de 500 mil habitantes, que totalizam R$ 2,8 bilhões em investimentos. Segundo o levantamento, 40,9% desses recursos já foram liberados.

De acordo com o Trata Brasil, a previsão do PAC era que 60% das obras de água e esgoto estivessem concluídas em dezembro de 2010. A pesquisa aponta, no entanto, que 22 obras estão atrasadas e 11 ainda não começaram.

O Sudeste é a região com maior avanço na execução dos empreendimentos, com 57,3% das 41 obras concluídas. Com apenas 12,9% das obras em andamento, o Centro-Oeste apresentou a menor evolução dos empreendimentos.

Para o presidente executivo do Trata Brasil, Édison Carlos, os resultados são preocupantes. “Estamos perdendo uma oportunidade única de avançar mais rapidamente nas obras e assim levar mais saúde e qualidade de vida às comunidades que convivem com esgotos a céu aberto, sobretudo as crianças.”

O Instituto Trata Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) criada em 2007 com o objetivo de mobilizar a população para promover a universalização do saneamento no país.

*Com informação da Agência Brasil

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.