Ano Brasil-Alemanha de ciência e tecnologia termina nesta segunda-feira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na próxima segunda-feira (4/04/2011), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) participa do encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I – 2010/2011), que acontece paralelo à Feira de Hannover, na Alemanha. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, embarcou para a Alemanha nesta sexta-feira (1º) para participar do evento.

O ministro foi convidado a participar das atividades pela ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan. A programação começa domingo (3), na abertura da Feira de Hannover, considerada a maior feira industrial do mundo.

Na segunda-feira, além do encerramento do Ano Brasil-Alemanha, Aloizio Mercadante se encontrará com a ministra Schavan, se reunirá com pesquisadores brasileiros que trabalham na Alemanha e ainda participará de Simpósio sobre Inovação, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Sociedade Fraunhofer.

No encontro com a ministra Schavan, será assinada uma declaração conjunta dos resultados do Ano Brasil-Alemanha de CT&I e sobre um Programa Brasil-Alemanha para o Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Ao deixar Hannover, o ministro parte para a cidade de Hamburgo onde, no dia 6 de abril, visitará o European XFEL, uma instalação de pesquisa, atualmente em construção, que irá gerar flashes de raios-X extremamente intensos, para ser usada por pesquisadores de todo mundo.

Acompanham o ministro Mercadante, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCT, Adalberto Fazzio, e o coordenador de Engenharia de Sistemas do Instituto de Aeronáutica e Espaço – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEA/DCTA), do Comando da Aeronáutica, Luis Loures.

Ano Brasil-Alemanha

O Ano Brasil-Alemanha foi aberto em abril de 2010, com cerimônia em São Paulo (SP), tendo a presença da ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, e do então ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, além de autoridades brasileiras e alemãs.

No decorrer do ano, inúmeros encontros foram realizados no Brasil e na Alemanha, reunindo especialistas em diversas áreas temáticas, o que gerou grande número de possibilidades de cooperação futura.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]