ADAB capacita produtores de abacaxi para o controle de pragas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A fitossanidade da cultura do abacaxi está em pauta desde, (19/04/2011), hoje em Itaberaba. Produtores, agrônomos e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), EBDA e Embrapa serão capacitados para identificar, prevenir e auxiliar no trabalho de monitoramento de pragas que acometem o abacaxizeiro. Cerca de 50 pessoas participam do evento, dividido em dois módulos, sendo uma parte teórica e outra, de prática de reconhecimento em campo. Amanhã (20), encerrando a programação do curso, pesquisadores da Embrapa vão mostrar aos participantes, no campo, como reconhecer e monitorar a Fusariose do abacaxizeiro.

Cerca de 80% da produção baiana de abacaxi vem da agricultura familiar. O Estado é o quarto produtor nacional, produzindo 139 milhões de frutos/ano. A área plantada atinge um total de 9,6 mil hectares, sendo o abacaxi uma fruta cultivada em praticamente todo o território baiano, com destaque para o município de Piemonte do Paraguaçu, região de Itaberaba, segundo dados do IBGE.

Na abertura do encontro, na manhã desta terça-feira, (19), o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá, abordou as perspectivas da cultura do abacaxi na Bahia e a Portaria 286 que dispõe sobre o controle da Fusariose, principal praga da fruta. “A produção de abacaxi é de extrema importância econômica para o Estado porque se trata de uma atividade geradora de emprego e renda para os pequenos agricultores”, salienta Armando Sá. “Por isso, precisamos conscientizar os produtores sobre o controle da praga, para que eles se tornem nossos parceiros nas atividades de campo”, disse.

As ações para o controle da Fusariose constam no Projeto de Fitossanidade do Abacaxi, coordenado por Antonio Bergman, engenheiro agrônomo da Adab, “Nosso objetivo é propor um trabalho em conjunto com os produtores, cooperativas, parceiros e associações no sentido de sensibilizar, discutir e traçar metas com os diversos segmentos sociais envolvidos na cadeia do abacaxi”, esclarece Bergman. Entre as ações do Projeto, ele aponta o cadastramento com georeferenciamento de propriedades, a produção de mudas com vistas à certificação, atividades de educação sanitária, a fiscalização do trânsito e, a exemplo do evento desta semana, a capacitação de produtores.

Os participantes também receberam informações sobre o manejo integrado de outras pragas e doenças do abacaxizeiro como Murcha associada à Cochonilha, Broca, Podridão e Ácaro Alaranjado. Já o engenheiro agrônomo da Adab e coordenador de Fiscalização em exercício, Raimundo Ribeiro, abordou os procedimentos para fiscalização na área de agrotóxicos.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]