A deputada estadual Graça Pimenta homenageia Irmã Rosa, preside sessão na ALBA e visita hospital público em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.
Com o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lotado, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) homenageou a Irmã Rosa na tarde desta quinta-feira (31/03/2011). A homenagem foi realizada durante sessão especial em comemoração ao Mês da Mulher, que tem como data principal o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Emocionada, Irmã Rosa revelou a sensação de estar sendo homenageada pela deputada Graça Pimenta. “Estou honrada de ser escolhida entre tantas mulheres feirenses importantes. Esta homenagem é uma expressão de carinho e amizade, além do reconhecimento da mulher como instrumento do Senhor na luta pelos mais carentes”, revelou a religiosa.
Irmã Rosa nasceu em Uauá, localizado na microrregião de Euclides da Cunha, onde se criou. Filha de Jeronimo Rodrigues Ribeiro e Maria Borges Ribeiro,  estudou no Colégio Sacramentinas, em Salvador, e depois cursou Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
 A religiosa ingressou no convento em 1965 e trabalhou no Colégio Sacramentinas durante três anos. Depois retornou para Feira de Santana e ensinou no Colégio Padre Ovídio durante 12 anos.  Há 27 anos, Irmã Rosa ingressou no Dispensário Santana, onde desenvolve trabalhos sociais voltados para pessoas carentes.
Presidência
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) presidiu sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã desta quinta-feira (31). Em seguida, a parlamentar se pronunciou sobre a atenção necessária a saúde da mulher.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a população feminina através do controle das patologias mais prevalentes nesse grupo, garantindo o direito à saúde”, revelou a deputada Graça Pimenta.
Depois a parlamentar destacou que em 1984 o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, “porém a realidade é diferente do que preconiza a lei, e do que as metas preveem”.
Um fator citado pela deputada Graça Pimenta foi o número insuficiente de leitos para casos de alta complexidade nas maternidades. “A Bahia tem 417 municípios, cerca de 15 milhões de habitantes e apenas 205 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal”, revelou a parlamentar.
Concluindo o seu pronunciamento ela fez um apela para que “ todo o esforço da União e do Estado, e também dos municípios, se torne prioridade para que o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher vá efetivamente ao encontro das reais necessidades da população feminina”.
Graça visita o HGRS
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) e os membros da Comissão Permanente de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) estiveram no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na capital baiana, na tarde desta quarta-feira (30). Na unidade de saúde, os parlamentares foram recebidos pela diretoria do hospital e por integrantes da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).
“Esta ação faz parte do calendário de visitas que a Comissão da AL vai fazer a algumas unidades de saúde gerenciadas pelo Estado. Manter o diálogo com os gestores, como este no HGRS, nos permite perceber quais as dificuldades de cada hospital para que possamos lutar pelos avanços necessários. E isso reflete na melhoria da qualidade do serviço ofertado ao cidadão”, salientou a deputada Graça Pimenta.
Durante a visita, os parlamentares questionaram os anfitriões sobre problemas comuns em unidades do porte do HGRS, como a superlotação. “Este hospital atende aos casos mais simples, que poderiam ser resolvidos na Rede de Atenção Básica dos municípios, até as situações de alta complexidade. E isso gera superlotação”, declarou a superintendente de Atenção Integral à Saúde (SAIS) da SESAB, Gisélia Santana.
Sobre a resolutividade de casos simples na Rede de Atenção Básica, os membros da Comissão da AL sugeriram a realização de um Fórum envolvendo prefeitos e secretários de Saúde dos municípios baianos. Neste evento o papel do Estado e dos municípios na área de saúde seria melhor esclarecido, evitando a busca de atendimento pelo cidadão direto no Hospital Roberto Santos, que recebe pacientes de todo o estado.
O diretor geral do HGRS, Paulo Bicalho, ressaltou que o atendimento na unidade vai ser melhorado. “Haverá um dimensionamento do serviço com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai ser construída nas proximidades do hospital e uma reordenação funcional através da realização de concurso público”, declarou Bicalho.
Depois da reunião, os presentes percorreram alguns setores do hospital e constataram que os atendimentos estavam sendo realizados de forma tranquila. Em seguida, o diretor geral mostrou aos parlamentares o terreno onde vai ser construída a UPA.
Um relatório contendo os pontos observados durante a visita vai ser elaborado pela equipe técnica da Comissão da AL e enviado a Sesab. Também estiveram presentes na visita a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão e o diretor Administrativo, ambos do HGRS, Delvone Freire e José Saturnino; além do diretor de Gestão da Rede Própria da Sesab, Paulo Barbosa; e da subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121962 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.