Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.
Com o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lotado, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) homenageou a Irmã Rosa na tarde desta quinta-feira (31/03/2011). A homenagem foi realizada durante sessão especial em comemoração ao Mês da Mulher, que tem como data principal o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Emocionada, Irmã Rosa revelou a sensação de estar sendo homenageada pela deputada Graça Pimenta. “Estou honrada de ser escolhida entre tantas mulheres feirenses importantes. Esta homenagem é uma expressão de carinho e amizade, além do reconhecimento da mulher como instrumento do Senhor na luta pelos mais carentes”, revelou a religiosa.
Irmã Rosa nasceu em Uauá, localizado na microrregião de Euclides da Cunha, onde se criou. Filha de Jeronimo Rodrigues Ribeiro e Maria Borges Ribeiro, estudou no Colégio Sacramentinas, em Salvador, e depois cursou Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A religiosa ingressou no convento em 1965 e trabalhou no Colégio Sacramentinas durante três anos. Depois retornou para Feira de Santana e ensinou no Colégio Padre Ovídio durante 12 anos. Há 27 anos, Irmã Rosa ingressou no Dispensário Santana, onde desenvolve trabalhos sociais voltados para pessoas carentes.
Presidência
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) presidiu sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã desta quinta-feira (31). Em seguida, a parlamentar se pronunciou sobre a atenção necessária a saúde da mulher.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a população feminina através do controle das patologias mais prevalentes nesse grupo, garantindo o direito à saúde”, revelou a deputada Graça Pimenta.
Depois a parlamentar destacou que em 1984 o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, “porém a realidade é diferente do que preconiza a lei, e do que as metas preveem”.
Um fator citado pela deputada Graça Pimenta foi o número insuficiente de leitos para casos de alta complexidade nas maternidades. “A Bahia tem 417 municípios, cerca de 15 milhões de habitantes e apenas 205 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal”, revelou a parlamentar.
Concluindo o seu pronunciamento ela fez um apela para que “ todo o esforço da União e do Estado, e também dos municípios, se torne prioridade para que o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher vá efetivamente ao encontro das reais necessidades da população feminina”.
Graça visita o HGRS
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) e os membros da Comissão Permanente de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) estiveram no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na capital baiana, na tarde desta quarta-feira (30). Na unidade de saúde, os parlamentares foram recebidos pela diretoria do hospital e por integrantes da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).
“Esta ação faz parte do calendário de visitas que a Comissão da AL vai fazer a algumas unidades de saúde gerenciadas pelo Estado. Manter o diálogo com os gestores, como este no HGRS, nos permite perceber quais as dificuldades de cada hospital para que possamos lutar pelos avanços necessários. E isso reflete na melhoria da qualidade do serviço ofertado ao cidadão”, salientou a deputada Graça Pimenta.
Durante a visita, os parlamentares questionaram os anfitriões sobre problemas comuns em unidades do porte do HGRS, como a superlotação. “Este hospital atende aos casos mais simples, que poderiam ser resolvidos na Rede de Atenção Básica dos municípios, até as situações de alta complexidade. E isso gera superlotação”, declarou a superintendente de Atenção Integral à Saúde (SAIS) da SESAB, Gisélia Santana.
Sobre a resolutividade de casos simples na Rede de Atenção Básica, os membros da Comissão da AL sugeriram a realização de um Fórum envolvendo prefeitos e secretários de Saúde dos municípios baianos. Neste evento o papel do Estado e dos municípios na área de saúde seria melhor esclarecido, evitando a busca de atendimento pelo cidadão direto no Hospital Roberto Santos, que recebe pacientes de todo o estado.
O diretor geral do HGRS, Paulo Bicalho, ressaltou que o atendimento na unidade vai ser melhorado. “Haverá um dimensionamento do serviço com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai ser construída nas proximidades do hospital e uma reordenação funcional através da realização de concurso público”, declarou Bicalho.
Depois da reunião, os presentes percorreram alguns setores do hospital e constataram que os atendimentos estavam sendo realizados de forma tranquila. Em seguida, o diretor geral mostrou aos parlamentares o terreno onde vai ser construída a UPA.
Um relatório contendo os pontos observados durante a visita vai ser elaborado pela equipe técnica da Comissão da AL e enviado a Sesab. Também estiveram presentes na visita a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão e o diretor Administrativo, ambos do HGRS, Delvone Freire e José Saturnino; além do diretor de Gestão da Rede Própria da Sesab, Paulo Barbosa; e da subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, alertou hoje (10/10/2012) que os impactos da crise econômica internacional atingem os países em desenvolvimento devido à adoção de medidas específicas por parte das nações ricas principalmente as
Em período eleitoral, jornalistas no interior do Brasil relatam agressões envolvendo políticos e seus partidários. O jornalista paraibano Bruno de Lima denunciou que vem sendo ameaçado de morte depois de publicar matérias sobre pedofilia no
No aniversário do deputado estadual Carlos Geilson (PTN), neste último sábado (26/02/2011), na residência… O deputado estadual Luiz Sobral, companheiro de partido de Geilson, falou, com exclusividade, ao Jornal Grande Bahia (JGB) sobre o primeiro